A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Autores

  • Ríllary Islane Alves Pereira
  • Natalha Cabral do Nascimento
  • Eliza Vitória Nascimento Figueredo
  • Ana Carolina Santana Vieira

Resumo

O atual contexto de pandemia ocasionou mudanças súbitas no modo de vida de toda a população, independentemente de suas faixas etárias. Crianças sofrem com o impacto da pandemia na saúde física e mental através das mudanças comportamentais de seus familiares, bem como de suas rotinas. A seguinte obra é uma revisão de literatura que objetiva reunir aspectos abordados acerca da influência da pandemia pelo novo coronavírus na saúde mental infantil utilizando os descritores Saúde Mental e COVID-19 ou Infecções por Coronavírus e Criança, associados aos operadores booleanos AND e OR. Dos 59 artigos encontrados, 05 foram utilizados para a síntese. O estresse psicossocial decorrente dos sentimentos vivenciados nesse período interfere negativamente no bem-estar das crianças. Ademais, a comunicação deve ser estabelecida com as crianças e precisa ser adequada à capacidade cognitiva e idade, pois essa se mostra como um protetor à saúde mental desses infantes, oferecendo informações honestas que os orientem sobre a mudança de rotina e perda de alguns vínculos sociais. Dessa forma os profissionais precisam compreender e estar preparados para enfrentar os obstáculos decorrentes da pandemia, que reverberam no desenvolvimento infantil.

Referências

ALZAGA, E. V.; RONCERO, U. M.; DOMÍNGUEZ-RODRÍGUEZ, A. Covid-19 y salud infantil: el confinamiento y su impacto según profesionales de la infancia. Rev. Esp. Salud. Pública, [s.l.], v.94, 27 jul. 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-192977. Acesso em: 16 out. 2020.

AYDOGDU, A. L. F. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, [s.l.], v.5, n.2, jul./dez. 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1121205. Acesso em: 15 out. 2020.

DALTON, L.; RAPA, E.; STEIN, A. Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. Lancet Child Adolesc. Health, [s.l.], 31 mar. 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/covidwho-23729. Acesso em: 15 out. 2020.

LIU, C. H.; DOAN, S. N. Psychosocial Stress Contagion in Children and Families During the COVID-19 Pandemic. Clin. Pediatr., Phila, 28 maio 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-32462929. Acesso em: 16 out. 2020.

PRIME, H.; WADE, M.; BROWNE, D. T. Risk and resilience in family well-being during the COVID-19 pandemic. American Psychologist, [s.l.], v.75, n.5, p.631-643. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-32437181. Acesso em: 15 out. 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Pereira, R. I. A. ., Nascimento, N. C. do ., Figueredo, E. V. N. ., & Vieira, A. C. S. . (2021). A SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Gep News, 5(1), 277–279. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12913

Edição

Seção

Artigos