O DESAFIO DO SERVIÇO SOCIAL NO CUIDADO HUMANIZADO AOS FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Michelline Costa de Oliveira Freire
  • Eunice Maria Alves
  • Maria Zenaide Siqueira
  • Rosilda Vasconcellos da Silva
  • Maria Angélica Crispim Teixeira

Resumo

Introdução: Mediante o contexto da pandemia de COVID-19, houve a necessidade da elaboração de novos processos de trabalho pelas equipes assistenciais na busca pela manutenção da segurança dos trabalhadores e promoção de humanização do atendimento aos usuários e seus familiares. Neste sentido, este estudo objetivou evidenciar os desafios para a atuação do Serviço Social do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, pertencente à Universidade Federal de Alagoas, no contexto de pandemia de Covid-19. Metodologia: Pesquisa qualitativa e descritiva-exploratória, descrevendo as ações realizadas pela equipe e análise das mesmas através do método dialético. Resultados e Discussão: O estudo aponta como produto a construção da ferramenta de Ecomapa como elo de comunicação entre a equipe assistencial e usuários, bem como a composição de equipe multiprofissional para a comunicação, orientações e apoio no contexto de óbitos. Conclusões: o estudo ressalta a importância da interprofissionalidade no processo de trabalho como forma de promover a humanização da assistência em tempos de adversidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância da Saúde. Boletim Epidemiológico Especial Doença pelo coronavírus COVID-19. Brasília, n.34, Semana Epidemiológica 40, 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da assistência social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742compilado.htm. Acesso em: 24 out. 2020.

SCANLON, J.; MCMAHON, T. Dealing with mass death in disasters and pandemics. Disaster Prevention and Management, [s.l.], v.20, n.2, p.172-185, 2011.

VASCONCELOS, M. G. F.; et al. Cuidado em saúde mental no centro de atenção psicossocial sob o olhar da família. Rev. Fun. Care, Rio de Janeiro, v.12, p.485-491, 2020.

WHO. World Health Organization. Timeline of WHO’s response to the pandemic from 31 December 2019. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/interactive-timeline. Acesso em: 24 out. 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Freire, M. C. de O., Alves, E. M. ., Siqueira, M. Z. ., Silva, R. V. da ., & Teixeira, M. A. C. . (2021). O DESAFIO DO SERVIÇO SOCIAL NO CUIDADO HUMANIZADO AOS FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO AMBIENTE HOSPITALAR. Gep News, 5(1), 312–314. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12922

Edição

Seção

Artigos