VISITAS MULTIPROFISSIONAIS ENQUANTO TECNOLOGIA DE CUIDADO HUMANIZADO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana
  • Flávia Virgínia Vasconcelos Peixoto
  • Vilma Queiroz Siqueira
  • José César de Oliveira Cerqueira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar vivências referentes a visitas multiprofissionais enquanto tecnologia de cuidado humanizado. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo-analítico, de vivências, num hospital escola, em visitas denominadas multiprofissionais, durante processos de elaboração e implantação e implementação do Modelo Assistencial, no ano de 2019 e primeiro semestre de 2020. A participação nas visitas ocorreu com a finalidade de integrar equipes, trabalhar a comunicação, centrar a assistência no paciente e familiares, trabalhar a desospitalização, entregar um cuidado individualizado e integral, compreender o processo saúde-doença dos usuários visitados, utilizando-se instrumentos estruturados e discussões dos casos, com uma atenção biopsicossocial, sendo identificados demandas e encaminhamentos, priorizando-se a comunicação entre os usuários e os profissionais envolvidos. As visitas revelaram a necessidade constante do exercício do trabalho em equipe, exercido de forma mais humanizada, com olhar diferenciado também para familiares e cuidadores, o que favoreceu uma atenção mais qualificada no cuidado. Foram vivenciadas habilidades comuns, durante as visitas multiprofissionais. A participação nas visitas multiprofissionais favoreceu a percepção das mesmas como uma tecnologia de cuidado humanizado que potencializa o trabalho interdisciplinar.

Referências

DUARTE, H. A.; FREIRE, J. C. G.; SILVA, L. M. A estruturação de uma visita multiprofissional para o acompanhamento integral de idosos: relato da experiência em um hospital universitário. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO (CIEH), 4., 2015, Paraíba, Anais [...]. Paraíba, set. 2015.

MARTÍNEZ, L. C.; HERNÁNDEZ, M. F. Fundamentos teóricos para la modelación del pase de visita como actividad docente-asistencial (I). Medisur, [s.l.], v.11, n.4, p.431-442, 2013.

NEVES, V. N. S. Visita multiprofissional em unidade de terapia intensiva neonatal: relato de experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Pós-graduação em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Santana, M. da C. C. P. de ., Peixoto, F. V. V. ., Siqueira, V. Q. ., & Cerqueira, J. C. de O. . (2021). VISITAS MULTIPROFISSIONAIS ENQUANTO TECNOLOGIA DE CUIDADO HUMANIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 5(1), 325–327. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12925

Edição

Seção

Artigos