PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

O USO DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS EM HOSPITAIS

Autores

  • Monalisa de Oliveira Pereira
  • Francisca Rosaline Leite Mota

Resumo

A Terapia Assistida por Animais passou a ser adotada na área da saúde devido aos resultados positivos que apresenta no cuidado e assistência aos pacientes hospitalizados e também em processo de reabilitação. Deste modo o objetivo desta pesquisa foi: estudar o uso da Terapia Assistida por Animais como uma ferramenta para humanização em saúde no âmbito hospitalar. A metodologia utilizada adotou pesquisa exploratória e qualitativa. A coleta de dados foi realizada na Base de Dados Vetindex da Biblioteca Virtual em Saúde – Medicina Veterinária e Zootecnia. Os resultados mostram a importância da Terapia Assistida por Animais e do trabalho das equipes multidisciplinares em saúde com o apoio do médico veterinário. Conclui que a temática se mostra como uma nova perspectiva multidisciplinar que pode auxiliar no processo de humanização da internação hospitalar.

Referências

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (BVS-VET). Disponível em: https://www.bvs-vet.org.br. Acesso em: 07 out. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE C NCER (INCA). Terapia com cães reforça tratamento e ajuda na recuperação de pacientes de todas as idades. Rede Câncer, ed.34, jul. 2016. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//rrc-34-capa-bom-pra-cachorro.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

KOBAYASHI, C. T. et al. Desenvolvimento e implantação de Terapia Assistida por Animais em hospital universitário. Rev. bras. Enferm., Brasília, v.62, n.4, p.632-636, ago. 2009.

VACCARI, A. M. H.; ALMEIDA, F. A. A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas. Einstein, São Paulo, v.5, n.2, p.111-116, 2007.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Pereira, M. de O. ., & Mota, F. R. L. (2021). PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES DE HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: O USO DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS EM HOSPITAIS. Gep News, 5(1), 356–358. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12932

Edição

Seção

Artigos