AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROMOVIDAS POR RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Andressa Leite Leão
  • Claudiana Farias Santos
  • Millena Karla Campelo Santos
  • Sineide Maria Santos Farias

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de profissionais de três categorias distintas, a saber: farmácia, psicologia e serviço social, que integram uma equipe multiprofissional dentro do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Alagoas. Esta permaneceu atuante na clínica oncológica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes dentre os meses de maio a agosto de 2020, em meio ao período de pandemia da COVID-19. Nesse tempo foi possível desenvolver duas ações de educação em saúde voltadas para essa temática, além de recorrentes abordagens durante as visitas multiprofissionais, sobre o reforço aos cuidados no campo biopsicossocial dos sujeitos, envolvendo as prováveis repercussões desse momento pandêmico na vida dessas pessoas. A pretensão dessas sensibilizações foi promover um espaço para diálogo, elucidação de dúvidas e compartilhamento de saberes. Para a atividade de educação em saúde sobre o lugar do acompanhante hospitalar no momento de pandemia reuniram-se 08 pessoas (acompanhantes) dos/as pacientes hospitalizados/as; e, para a atividade intitulada doar sangue em tempos de pandemia houve a participação de 18 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. Os dois momentos tiveram a duração média de uma hora, e envolveu apresentação de cartazes e roda de conversa. Durante as oportunidades da visita multidisciplinar, estima-se a abordagem de no mínimo 35 pessoas, entre acompanhantes e pacientes, distribuídos em 04 enfermarias, totalizando 18 leitos. Essas vivências proporcionaram um aprofundamento dos conhecimentos para as pessoas envolvidas a respeito do momento histórico que o mundo vivencia (pandemia), bem como reforçaram a importância da construção de espaços de educação em saúde no contexto hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KAMPF, G. et al. J. HospInfect., [s.l.], p.104-246, 2020

ROMAN, R. M. Educação em saúde através do serviço de Orientação Farmacêutica às pessoas iniciando terapia antirretroviral: padronização e avaliação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016

SALCI, M. A.; MARCON, S. S. A convivência com o fantasma do câncer. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.31, p.18-25, 2010.

SAMPAIO, K. S. A Função Educativa do Farmacêutico no Sistema Único de Saúde. Porto Alegre: Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Leão, A. L. ., Santos, C. F. ., Santos, M. K. C. ., & Farias, S. M. S. (2021). AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PROMOVIDAS POR RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Gep News, 5(1), 394–398. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12938

Edição

Seção

Artigos