ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DIANTE DE CASO SUSPEITO DE COVID-19 EM CRIANÇA E ACOMPANHANTE EM UMA CLÍNICA PEDIÁTRICA

Autores

  • Fabilly Galvão Silva
  • Ana Patricia Da Rocha Lima De Paula
  • Kadja Kariny Dos Santos Peixoto
  • Lidianne Barbosa Lima Vomuel
  • Mabelly Cavalcante Rego

Resumo

Estudo de caso sobre o tratamento ocorrido em uma Clínica Pediátrica frente a um caso suspeito de COVID-19 em criança interna e sua acompanhante, buscando a melhoria da preparação da equipe multiprofissional, mediante os pontos negativos e positivos vivenciados nesta experiência. Este artigo teve como objetivo descrever a experiência durante a abordagem oferecida à criança e a mãe desde o início da suspeita e o decorrer do caso. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência decorrente de uma situação da prática profissional ocorrida na Clínica Pediátrica de um Hospital Universitário em março de 2020. Este relato torna-se fundamental, pois oferece aos profissionais envolvidos nos cuidados nesta clínica uma visão da prática, uma vez que, por se tratar de uma infecção atual, as práticas são atualizadas frequentemente, favorecendo o treinamento contínuo destes profissionais ao abordar novas suspeitas de infecção por coronavírus. Diante de tudo que foi exposto concluiu-se que é necessário um melhor desenvolvimento de cada etapa do processo ao se deparar com um paciente suspeito ou confirmado de COVID-19 para que a abordagem seja mais completa e eficaz minimizando os erros e danos ao paciente e acompanhante e proporcionando uma assistência eficaz e segura para todos. 

Referências

BALLESTERO, M. F. M.; OLIVEIRA, R. S. Recomendações para os procedimentos neurocirúrgicos pediátricos durante a pandemia da COVID-19. Abril, 2020. Disponível em: https://www.sbnped.com.br/images/recomendacoessbnpedpdf.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. SAPS – protocolo de manejo clínico do coronavírus (covid-19) na atenção primária à saúde. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/20/20200318-ProtocoloManejohttps://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/20/20200318-ProtocoloManejo-ver002.pdfver002.pdf. Acesso em: 22 abr. 2020.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO (HCRP). Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. Protocolo de Diagnóstico e Manejo de Pacientes Pediátricos com COVID-19. 2020. Disponível em: https://site.hcrp.usp.br/covid/saude-protocolo-manejo-suspeitos.php. Acesso em: 28 abr. 2020.

MYIOSHI, M.; ALMEIDA, M. F. B.; GUINSBURG, R. S. B. P. Recomendações sobre os cuidados respiratórios do recém-nascido com COVID-19 SUSPEITA ou CONFIRMADA. 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22428b-DC_RED_-. Acesso em: 22 abr. 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Silva, F. G. ., Paula, A. P. D. R. L. D. ., Peixoto, K. K. D. S. ., Vomuel, L. B. L. ., & Rego, M. C. . (2021). ATENÇÃO MULTIPROFISSIONAL DIANTE DE CASO SUSPEITO DE COVID-19 EM CRIANÇA E ACOMPANHANTE EM UMA CLÍNICA PEDIÁTRICA. Gep News, 5(1), 407–411. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12941

Edição

Seção

Artigos