VISÃO AMPLIADA NA PRIMEIRA CONSULTA DO PACIENTE QUIMIOTERÁPICO

UMA ABORDAGEM ENTRE PSICOLOGIA E ENFERMAGEM

Autores

  • Amanda Cezar Vrijdags
  • Kassia Alice Anjos de Lima

Resumo

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos, sendo a quimioterapia uma das formas de tratamento indicadas. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a atuação integrada de duas residentes de Psicologia e Enfermagem com os pacientes que estavam realizando sua primeira sessão de quimioterapia, momento que costuma ser permeado de medos, tabus, receios e expectativas. A atuação se deu no salão de quimioterapia e teve o intuito de proporcionar um suporte ampliado às necessidades do paciente, contemplando assim tanto as demandas referentes ao físico/biológico, quanto as demandas referentes ao emocional e psicológico. A abordagem era feita de forma acolhedora, de maneira que o paciente ficasse livre para falar sobre seu próprio adoecimento e sobre suas dúvidas referentes ao adoecimento e ao tratamento. As residentes traziam estímulos positivos para o enfrentamento da condição de saúde atual do paciente e, caso necessário, ao final da abordagem conjunta, a residente de Psicologia realizava atendimento psicológico individual com o paciente. A abordagem acolhedora e integrada resultou em um bom relacionamento do paciente com a equipe, assim como favoreceu uma boa receptividade a intervenções ou sugestões posteriores.

Referências

INSTITUTO NACIONAL DE C NCER (INCA). O que é câncer?. 2019a. Disponível em: https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer. Acesso em: 22 Out. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE C NCER (INCA). Tratamento do câncer. 2019b. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tratamento. Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens-ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude-CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nºs 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2005.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Vrijdags, A. C. ., & Lima, K. A. A. de. (2021). VISÃO AMPLIADA NA PRIMEIRA CONSULTA DO PACIENTE QUIMIOTERÁPICO: UMA ABORDAGEM ENTRE PSICOLOGIA E ENFERMAGEM. Gep News, 5(1), 412–415. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12942

Edição

Seção

Artigos