ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PESSOA COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA E OBSTRUÇÃO INTESTINAL POR TUBERCULOSE INTESTINAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Kassiara Ferreira Felix de Lima Farias

Resumo

A tuberculose intestinal pode ocorrer devido à deglutição da expectoração em doentes com tuberculose pulmonar ativa, favorecendo a disseminação do bacilo para as camadas mais profundas da parede intestinal. A obstrução intestinal é uma complicação rara, mas comum no curso da tuberculose intestinal, sendo a terapia cirúrgica indicada neste caso. O resumo objetiva relatar a experiência da assistência de enfermagem à pessoa com HIV/aids e obstrução intestinal por tuberculose intestinal. Trata-se de um relato de experiência da assistência de enfermagem vivenciado no programa de residência multiprofissional à saúde do adulto e do idoso. Através de exames de imagens foi evidenciado obstrução intestinal completa à nível de jejuno e íleo, em decorrência da tuberculose intestinal. Devido a gravidade do caso, paciente não tem indicação cirúrgica no momento para a reversão da obstrução intestinal, tendo em vista seu status atual de gravidade, com contagem de linfocítos CD4 baixa, desnutrição e pouco tempo de nutrição parenteral, aguardando estabilização clínica, segue em avaliação e monitoramento contínuo, considerando os diagnósticos de enfermagem, que são: risco de broncoaspiração, de glicemia instável, de infecção em acesso venoso central, bem como suas essenciais intervenções, posicionar paciente em fowler ou semi-fowler, monitorar sonda nasogástrica, monitoramento de nutrição parenteral, gerenciamento do dispositivo de acesso venoso central. O relato permitiu aprofundar os conhecimentos sobre a aids, tuberculose pulmonar e tuberculose intestinal, a importância do diagnóstico e tratamento precoce do Vírus da Imunodeficiência Humana, evitando o avanço da doença, bem como elaborar diagnósticos de enfermagem e planos de cuidados de enfermagem, reafirmando a importância do Processo de Enfermagem.

Referências

CAPONE, D. et al. Tuberculose Extrapulmonar. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, a.5, jul./dez. 2006.

DEMITO, C. G. B. et al. Obstrução intestinal ocasionada por tuberculose em paciente com aids: relato de caso. Braz. J. Hea. Rev, Curitiba, v.3, n.1, p.1168-1171, jan./fev. 2020.

GARCIA, T. R. CIPE - Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. - Aplicação à Realidade Brasileira. Porto Alegre: Artmed, 2017.

MACÊDO, S. M.; SENA, M. C. S.; MIRANDA, K. C. L. Consulta de enfermagem ao paciente com HIV: perspectivas e desafios sob a ótica de enfermeiros. Rev. bras. enferm., Brasília, v.66, n.2, mar./abr. 2013.

MENDES, W. B. et al. Tuberculose intestinal como causa de obstrução intestinal: Relato de caso e revisão de literatura. Rev bras. colo-proctol., Rio de Janeiro, v.29, n.4, p.489-492, dez. 2009.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Farias, K. F. F. de L. . (2021). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PESSOA COM SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA E OBSTRUÇÃO INTESTINAL POR TUBERCULOSE INTESTINAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 5(1), 416–419. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12943

Edição

Seção

Artigos