CUIDADOS NEONATAIS E HUMANIZAÇÃO

ENCONTRO POSSÍVEL PELO MÉTODO CANGURU DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana
  • Flavia Danielle Souza de Vasconcelos
  • Geisa Gabriella Rodrigues de Oliveira
  • Taciana Maria Vilela dos Santos
  • Sarah Lins de Barros Moreira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar estratégias realizadas para garantir a atenção humanizada em uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, diante das ameaças da Covid-19. O cenário das estratégias relatadas é a segunda etapa do Método Canguru de um hospital da rede pública da esfera federal, sendo um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, de caráter descritivo. Durante a pandemia, a equipe ficou ainda mais atenta às demandas maternas, já que ocorreu o distanciamento das pessoas consideradas significativas pelas puérperas, devido à restrição de visitas. À vista disso, o acolhimento da puérpera, no momento da admissão, foi realizado com maior atenção à percepção relacionada ao contexto pandêmico. Incentivou-se a participação na rotina de cuidados do RN e um maior tempo possível de contato pele a pele. Através de ações, no âmbito da Educação em Saúde, foram trabalhados conteúdos, como aleitamento materno e prevenção de doenças. Essas ações favoreceram tanto as trocas de experiências quanto o fortalecimento materno. Dessa forma, houve a garantia da atenção humanizada na unidade, no contexto do Método Canguru, o que proporcionou a moderação dos efeitos adversos da pandemia.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção humanizada ao recém-nascido: Método Canguru: manual técnico. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

CUSTODIO, Z. A. O. et al. Método Canguru: como garantir e ampliar em tempos de Covid-19. 2020.

HECK, G. M. M. et al. Compreensão do sentimento materno na vivência no método canguru. Rev. Enferm. UFSM, [s.l.], v.6, n.1, p.71-83, 2016.

PORTAL de Boas Práticas e Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Atenção ao Recém-nascido em tempos da pandemia de COVID-19: Recomendações para o Método Canguru. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-recem-nascido/recomendacoes-para-o-metodo-canguru-em-tempos-da-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 23 out. 2020.

STELMAK, A. P.; FREIRE, M. H. S. Aplicabilidade das ações preconizadas pelo método canguru. Rev. Fund. Care, Rio de Janeiro, v.9, n.3, p.795-802, 2017.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Santana, M. da C. C. P. de, Vasconcelos, F. D. S. de ., Oliveira, G. G. R. de ., Santos, T. M. V. dos ., & Moreira, S. L. de B. . (2021). CUIDADOS NEONATAIS E HUMANIZAÇÃO: ENCONTRO POSSÍVEL PELO MÉTODO CANGURU DURANTE A PANDEMIA. Gep News, 5(1), 439–442. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12948

Edição

Seção

Artigos