A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Karina da Silva Figueiredo
  • Jarezia Barreto do Nascimento

Resumo

O desenvolvimento infantil é transpassado por diversas dimensões e influencia várias características do ser humano adulto. Uma das dimensões de maior influência para o desenvolvimento infantil é a afetividade, que se relaciona com o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo. Essa compreensão, da importância da afetividade e do desenvolvimento adequado da criança, pode ser considerada recente, concebida a partir da ideia de que a criança é um ser único, diferente do adulto, e não apenas um adulto em miniatura e incompleto. Aborda-se a teoria walloniana de maneira primordial para tratar da questão da afetividade, visto que o autor é um dos que melhor discorre acerca do assunto. Dessa maneira, é traçada uma linha de pensamento apresentando como as emoções afetam esse processo de desenvolvimento e como a teoria de Wallon atua para construção de uma educação que busca incentivar o desenvolvimento integral da criança, em todas as dimensões e potencialidades.

Referências

AFETIVIDADE. In: DICIO: Dicionário Online de Português, 2009-2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/afetividade/. Acesso em: 12 out. 2020.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

DELGADO, A. C. C. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. In: Revista Educação: cultura e sociologia da infância. São Paulo: Segmento, [s.d.].

GALVÃO, I. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOËTARD, M. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangara, 2010.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Figueiredo, K. da S. ., & Nascimento, J. B. do. (2021). A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE AFETIVO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Gep News, 5(1), 455–460. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12952

Edição

Seção

Artigos