REFERENCIAL INTERPRETATIVO DE BENNER

O REVELAR DA ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Hallana Laisa de Lima Dantas
  • Isabel Comassetto

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a riqueza do uso do referencial interpretativo de Banner para compreensão do ser enfermeiro no enfrentamento da Covid-19. As noções de intangibilidade e resiliência, frequentemente associadas aos profissionais de enfermagem, distanciam ainda mais os desafios essenciais do conhecimento autêntico. Este olhar sobre a enfermagem permite a visualização de entraves que obstam a assistência, situações relatadas com a linguagem e valores de quem experiencia e viabiliza a compreensão do fenômeno em si. Em razão da pandemia de Covid-19 uma série de diretrizes e protocolos específicos foram elaborados para a contenção e prevenção da disseminação do vírus, isto significa dizer que a assistência profissional foi profundamente modificada. No que consiste e como ocorreu estas modificações é um objeto de estudo de importante contribuição social e científica, tanto pela saúde do profissional quanto pela segurança e qualidade da assistência. Revelar este estado é a proposta do Referencial Interpretativo da Enfermeira e fenomenóloga norte-americana, Patrícia Benner. Este trabalho reflexivo, de natureza qualitativa e objetivo descritivo, se utilizou de uma revisão narrativa e representativa de um fragmento de uma dissertação em andamento, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas em setembro e outubro de 2020. A coleta de dados e análise ocorrem de forma simultânea e o movimento hermenêutico de ir e vir conduz o pesquisador, munido de pré-compreensões, a aproximar-se do objeto, confrontando-as ao interpretá-lo, gerando uma compreensão verdadeira, que logo modifica as pré-compreensões primeiras, e se faz necessário retornar ao processo interpretativo e assim infinitamente. Desta forma, percebe-se o valor da contribuição que este referencial agrega as pesquisas em enfermagem, trazendo uma visão coerente e compreensivista das experiências do enfermeiro que enfrenta a pandemia, de modo amplo e profundo. Recomenda-se que mais pesquisas utilizando este referencial sejam desenvolvidas no Brasil para acurar o domínio do referencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENNER, P. Interpretive phenomenology: Embodiment, caring, and ethics in health and illness. Sage publications, [s.l.], 1994.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Brasil é o país com mais mortes de enfermeiros por Covid-19 no mundo. 28 maio 2020.

QUEIRÓS, P. J. Identidade profissional, história e enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, Coimbra, p.45-54, 2015.

SANTOS, R. P. dos.; NEVES, E. T.; CARNEVALE, F. Qualitative methodologies in health research: interpretive referential of Patricia Benner. Rev. Bras. enferm., Brasília, v.69, n.1, p.178-182, 2016.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) outbreak: rights, roles and responsibilities of health workers, including key considerations for occupational safety and health. Genebra, 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

Dantas, H. L. de L., & Comassetto, I. . (2021). REFERENCIAL INTERPRETATIVO DE BENNER: O REVELAR DA ENFERMAGEM NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Gep News, 5(1), 461–465. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12953

Edição

Seção

Artigos