MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS NO SISTEMA PRISIONAL EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Nathalya Anastacio dos Santos Silva
  • Jéssica Kelly Alves Machado da Silva
  • Dayse Carla Alves Sales Pereira
  • Ana Carolyna da Silva Rocha
  • Amuzza Aylla Pereira dos Santos

Resumo

Com o novo coronavírus há uma necessidade de distanciamento social no mundo, a população privada de liberdade, já vive em uma condição de confinamento, em ambiente de aglomeração e superlotado, com dificuldades para manter a assistência à saúde e as medidas de prevenção contra a doença são maiores, pelo o contexto precário das penitenciárias. O presente estudo, tem por objetivo relatar as experiências de estudantes de enfermagem relacionadas ao enfrentamento da covid-19, dentro de um estabelecimento prisional feminino. Trata-se de um relato de experiência, que foi realizado a partir do projeto de extensão ações de saúde realizado em um presidio femino. As medidas adotadas foram o fornecimento de informações sobre o novo vírus, transmissão, sintomas e prevenção, equipamentos de proteção individual para funcionários, adequação do ambiente prisional, dispondo de sabão e pias em locais estratégicos para higienização, e suspensão de visitas familiares, suspensão da entrada de pessoas além dos próprios funcionários, e a aplicação da quarentena para as reeducandas que deram entrada durante a pandemia, ficando em local separado durante o período de 15 dias para monitoramento da saúde caso apresentem sintomas. Dessa maneira, as ações de saúde colaboram para prevenir a disseminação do novo coronavírus dentro do sistema prisional.

Referências

AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, p.2423-2446, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Saúde,. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/. Acesso em 21 abr. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário. Portaria Interministerial no 1777 de 09 de novembro de 2003. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (covid-19) na atenção primária a saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BRASIL. Ministério de Saúde. Plano Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

ROSA, A. M.; TONIAL, S. M.; WENDRAMIN, C. Sistema penitenciário catarinense, superlotação e o covid-19. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v.5, 2020.

Downloads

Publicado

09/09/2021

Como Citar

Silva, N. A. dos S. ., Silva, J. K. A. M. da, Pereira, D. C. A. S. ., Rocha, A. C. da S. ., & Santos, A. A. P. dos . (2021). MEDIDAS DE PREVENÇÃO ADOTADAS NO SISTEMA PRISIONAL EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. Gep News, 5(1), 403–406. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12964

Edição

Seção

Artigos