Aplicação da Teoria Humanística de Enfermagem na Assistência de Enfermagem a uma Pré-Púbere

Autores

  • Amanda Maria Silva da Cunha Universidade Federal de Alagoas
  • Nataly Mayara Cavalcante Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Rossana Teotonio de Farias Moreira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Saúde do adolescente. Cuidados de Enfermagem. Teoria de Enfermagem

Resumo

A adolescência é um momento ímpar na vida, marcado de mudanças biopsicossociais, e propício para um cuidado centrado na promoção da saúde. O objetivo deste trabalho é relatar assistência de enfermagem no âmbito da visita domiciliar (VD) a uma criança na fase pré-puberal. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por docente e discentes durante uma atividade prática supervisionada da disciplina Intervenção de Enfermagem no processo saúde-doença da criança e do adolescente do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. A VD foi iniciada com o reconhecido dos pares, seguida da anamnese, exame físico e orientações sobre saúde. O processo de enfermagem foi aplicado à luz da teoria humanística de enfermagem. Sendo a enfermagem uma profissional que tem em sua essência o cuidado o humano, é indispensável a visão holística deste ser, assim o cuidado prestado no âmbito da saúde da criança e do adolescente deve seguir esses princípios.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

Cunha, A. M. S. da, Gomes, N. M. C., & Moreira, R. T. de F. (2018). Aplicação da Teoria Humanística de Enfermagem na Assistência de Enfermagem a uma Pré-Púbere. Gep News, 2(2), 163–169. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/5257

Edição

Seção

Artigos