As Experiências no Pró-saúde e Pet-saúde. Revisão de Literatura Dialógica. Pesquisa e Análise no Portal Capes

Autores

  • Julia Soares de Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Jefferson de Souza Bernardes Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Psicologia. Políticas públicas. Formação em saúde.

Resumo

A promulgação da Constituição Federativa Brasileira, em 1988, possibilitou a explicitação da opção pelo modelo de atenção baseado na promoção à saúde, situando a integralidadedocuidado,daequidadeedauniversalidadecomoeixosnuclearesdaspolíticas de saúde. Estes princípios demandaram um momento importante de desenvolvimento de políticasindutorasparamodificaçõesnotrabalhodocenteeparaaformaçãodeprofissionais em saúde, de modo a se articular as necessidades da população com suas práticas e desenvolvimentodeformaaefetivarodireitoàsaúdecomoum“direitodetodos”,instituído após muita luta. Assim, a Política de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), surge em 2003 como fruto de trabalho organizado conjuntamente entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação, objetivando a modificação na formação desses profissionais, tanto no que diz respeito ao ensino na saúde como na formação em saúde coletiva e pública como um todo, abrangendo-se uma perspectiva interdisciplinar. Esta pesquisa é um recorte da Pesquisaintitulada“FormaçãoeDocênciaemtemposdepolíticasindutoras:asexperiências no Pró-Saúde e PET-Saúde”, que engloba pesquisas em instituições públicas de quatro cidades brasileiras: São Paulo, Santos, Belém e Maceió. Seu objetivo central reside na realização da revisão de literatura dialógica relativa à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, por meio de suas estratégias, programas e ações, em especial, o ProgramaNacionaldeReorientaçãodaFormaçãoemSaúde(Pró-Saúde)eoProgramade

Educação pelo trabalho para a Saúde (PET-Saúde). São objetivos deste plano de trabalho: identificar as referências de acordo com os descritores para o Portal CAPES; identificar e problematizar as relações entre os textos no que diz respeito às referências identificadas no Portal CAPES; identificar e analisar os repertórios linguísticos presentes nos títulos e resumos das referências da literatura organizada e produzir as conexões e diálogos entre os textos, de acordo com a temática central da pesquisa. Os resultados esperados pretendem contribuir para desenvolvimento de leituras críticas em relação a produção das políticas de educação permanente em saúde, as práticas docentes e a inserção da Psicologia nestes contextos.

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Publicado

01/08/2018

Como Citar

Souza, J. S. de, & Bernardes, J. de S. (2018). As Experiências no Pró-saúde e Pet-saúde. Revisão de Literatura Dialógica. Pesquisa e Análise no Portal Capes. Gep News, 2(2), 223–234. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/5276

Edição

Seção

Artigos