VISITA DIÁRIA HOSPITALAR A PACIENTES ONCOLÓGICOS, ROTINA OPORTUNA PARA ACHADOS E CONDUTAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Dilma Ferreira de Souza Lira Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Krísia Patrícia Pontes da Silva Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Suderlande da Silva Leão Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Vanessa Cavalari
  • Daniella Magalhães

Palavras-chave:

Enfermagem Oncológica, Cuidados de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Serviço hospitalar de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Visitas a pacientes.

Resumo

Resumo: A Visita de Enfermagem é uma oportunidade de promoção da relação empática e de ajuda, que possibilita a observação dos pacientes, o planejamento de cuidados e a melhoria da assistência de enfermagem.  Objetivo:Descrever a experiência de um grupo de Enfermeiras da Clínica Oncológica de um Hospital Público de Alagoas, na realização das Visitas diárias de Enfermagem aos pacientes internos nesta clínica. Método: estudo descritivo tipo relato de experiência das enfermeiras da Clínica de Oncologia do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Resultados e discussão:A visita diária hospitalar aos pacientes permite a elaboração dos diagnósticos de enfermagem para planejamento das intervenções necessárias conforme a SAE. Os enfermeiros podem utilizar as limitações da prática para criar tecnologias que melhorem sua atuação. Recentemente o HUPAA tem encorajado a SAE a partir dos diagnósticos, prescrições e avaliações de enfermagem e o Mapa de Pacientes é um facilitador do serviço, permite a organização sistemática da situação de saúde dos usuários hospitalizadospara uma prática responsável e eficaz, bem como auxilia a passagem de turno. Nossa experiência tem mostrado um grande diferencial no acompanhamento da evolução de saúde do paciente, a partir do conhecimento de suas queixas principais, do seu estado emocional para buscar atender suas necessidades fisiológicas e de conforto. Os pacientes oncológicos são diferenciados pela ligação inerente da doença com a dor, o sofrimento e a morte. Conclusão:a visita diária de enfermagem juntamente com tecnologias que aprimorem a prática do enfermeiro são importantes instrumentos para o alcance da Sistematização da Assistência de Enfermagem. 

Downloads

Publicado

19/12/2018

Como Citar

Lira, D. F. de S., Silva, K. P. P. da, Leão, S. da S., Cavalari, V., & Magalhães, D. (2018). VISITA DIÁRIA HOSPITALAR A PACIENTES ONCOLÓGICOS, ROTINA OPORTUNA PARA ACHADOS E CONDUTAS - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 2(3), 65–70. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/6784

Edição

Seção

Artigos