Portal de Periódicos da UFAL



O Portal de Periódicos da UFAL visa unificar o acesso às revistas em formato eletrônico de acesso livre disponíveis na Universidade. É coordenado pela Biblioteca Central da UFAL.

Revistas

  • REVISTA ALAGOANA DE INFORMÁTICA

    A Revista Alagoana de Informática (RAI) é um periódico das áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, vinculado ao Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. A revista foi criada no ano de 2020 como um veículo de comunicação de trabalhos desenvolvidos em Alagoas e que envolvam a área de informática. Assim, a política editorial da RAI está aberta às diversas teorias e aplicações da informática, incluindo também a governança de TI. A expectativa é que a revista contribua para a comunicação sobre relatos de estudos, experimentos, proposição e resultados de aplicações, reflexões e proposições da comunidade científica do Estado de Alagoas. Dessa forma, o acesso ao conteúdo da RAI é livre, seguindo o princípio de que a oferta gratuita do conhecimento científico à sociedade proporciona maior retorno e democratização do conhecimento.
  • Revista Areia

    Areia é uma revista eletrônica de publicação anual do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas, que publica exclusivamente trabalhos de graduandos ou graduados, em Letras e áreas afins. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos relacionados a Estudos Linguísticos, Estudos Literários e da Cultura e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.

  • CADERNOS CÊNICOS

    A Cadernos Cênicos é uma publicação do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas (NEPED/CNPq), vinculada ao curso de Teatro licenciatura da UFAL. Objetiva fomentar a reflexão, produção e divulgação de práticas de pesquisa, extensão e criação artística de discente dos cursos de Teatro e outras artes (Dança, Música, Cinema, Artes Visuais, Literatura).

  • Revista Crítica Histórica

    Revista Crítica Histórica (ISSN: 2177-9961 - Qualis B1) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.


    Compreende-se que através dos estudos históricos é possível buscar o conhecimento dos processos dinâmicos da sociedade no tempo e no espaço com as perspectivas de transformação e melhoria da vida social como um todo.


    Isso posto a Revista Crítica Histórica compõe-se das seguintes sessões:


    Dossiê Temático: composto por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.


    Artigos Gerais: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuo para o público pesquisador em geral.


    Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.


    Ensaios: textos que tragam reflexões amplas sobre a produção historiográfica de modo geral ou em recortes específicos, sem que o/a autor/a pretenda esgotá-lo, exposta de maneira pessoal ou mesmo subjetiva.


    Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.

  • Revista Contexto Geográfico



    A Revista Contexto Geográfico consiste em uma publicação do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente – IGDema, unidade acadêmica pertencente a Universidade Federal de Alagoas. O seu principal propósito é a difusão de conhecimento e o debate em um espaço aberto para todos aqueles que se interessam, pensam e fazem pesquisas no âmbito do interesse da Ciência Geográfica, em diferentes circunstâncias, de todas as correntes teórico-metodológicas e linhas de pensamento.


  • REVISTA INFLEXÃO

    A Revista Inflexão, desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia da Universidade Federal de Alagoas, é publicada eletronicamente e apresenta anualmente o Boletim de Conjuntura Economica Anual do estado de Alagoas realizado pelo PETECO, juntamente com resumos expandidos de trabalhos científicos realizados essencialmente por alunos e professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) e também por demais pesquisadores da área econômica.
  • Caburé - Saberes Acadêmicos Interdisciplinares

    A revista "Caburé - Saberes Acadêmicos Interdisciplinares" tem publicação semestral intercalada por um volume especial. O periódico foi criado em 2017-2018 pela Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, juntamente com grupos e núcleos de pesquisa.

    O objetivo da "Caburé" é o de divulgar estudos acadêmico-científicos concluídos ou em andamento da/para a iniciação científica. Essas pesquisas podem ou não ser vinculadas a programas institucionalizados. Podem ser ou não pertencentes a grupos de pesquisa, pois entendemos que a iniciação científica pode acontecer nos espaços da sala de aula, dentro de atividades promovidas no ensino, na graduação.

    Desse modo, esse período receberá produções de alunas e alunos de graduação. Tem caráter interdisciplinar, ou mesmo indisciplinar, visto a necessidade de diálogos entre as diversas áreas de saber na produção do conhecimento. 

     

  • Revista Ímpeto

    A Revista Ímpeto é uma publicação com periodicidade anual organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contempla textos de estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais tendo seu caráter informativo e reflexivo relacionado à Arquitetura, Urbanismo e áreas afins.
  • JOURNAL OF RESEARCH AND KNOWLEDGE SPREADING

    A REVISTA DE PESQUISA E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO é uma revista eletrônica multidisciplinar focada em promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico em nível internacional através da publicação de artigos científicos em quatro áreas do conhecimento: I – Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, II – Ciências da Saúde, III – Ciências Humanas, e IV – Engenharia, Ciências Exatas e da Terra. A revista será publicada trimestralmente, nos idiomas inglês, português ou espanhol. As opiniões e conceitos expressos nos artigos publicados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores.

  • Revista Portal: Saúde e Sociedade

    A Revista Portal: Saúde e Sociedade é uma publicação eletrônica, editada pelo Núcleo de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Publica trabalhos inéditos, em português, inglês ou espanhol, sob a forma de artigos originais, artigos de revisão de literatura, nota prévia, resenha pública, ensaio e relato de experiência, considerados relevantes para o campo da saúde pública/coletiva e do ensino na saúde de modo a socializar o conhecimento na sociedade.

  • Leitura

    A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento.

  • Revista Estudantil de Biblioteconomia

    Esta revista é composta pela parceria dos alunos dos cursos de biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas/UFAL e da Universidade Federal do Cariri/UFCA com o objetivo de publicar produções de discentes de todo o Brasil.
  • Ciência da Informação em Revista

    Ciência da Informação em Revista é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins. Com fluxo contínuo de submissões, aceita contribuições exclusivamente inéditas, exceto traduções e reformulações de comunicações realizadas em eventos técnico-científicos. A avaliação é realizada por intermédio do sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. A periodicidade é quadrimestral com números publicados eletronicamente nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. Este periódico está disponivel no Portal de Periódico da CAPES e indexado, entre outros, nos seguintes diretórios e bases de dados: BRAPCI, CiteFactorDOAJ, ERIHPLUSLATINDEXQUALISRCAAP, REDIB e ULRICH'S.

  • RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo

    Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR é uma iniciativa do Observatório Transdisciplinar de Pesquisas em Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Brasil) e da Facultat de Turisme de la Universitat de Girona (Espanha), que nasce do convênio de cooperação internacional de pesquisa e desenvolvimento em Turismo entre estas instituições, com o apoio da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.


    Por sua origem, a grafia do título da revista, dessa forma, atende à língua espanhola por convenção.


    Posteriormente, a RITUR passou a contar com a colaboração da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e do Instituto de História Contemporânea - Grupo de Investigação Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica da Universidade de Évora (Portugal) a partir da publicação do seu primeiro número especial.


    De periodicidade semestral, a RITUR tem por objetivo divulgar trabalhos que representam contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais em Turismo, Hospitalidade, Museologia e Patrimônio, História, Geografia, Lazer e áreas afins, independente de sua vinculação profissional e local de origem, priorizando diálogos abertos e abordagens interdisciplinares a transdisciplinares.


    Com indexação internacional, a RITUR disponibiliza seu conteúdo de modo gratuito, assumindo o compromisso com a Open Archives Initiativesem cobrança para publicação de trabalhos originais.

  • Revista Ciência Agrícola

    A Revista Ciência Agrícola (ISSN: 2447-3383) é editada desde o ano de 1991, com apoio do corpo docente do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias e da Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL),  com periodicidade quadrimestral, no formato eletrônico de acesso livre, destinando-se à divulgação de trabalhos científicos originais e inéditos, elaborados em português, inglês ou espanhol, com escopo voltado a pesquisas em engenharia florestal, ciências do solo, proteção de plantas, engenharia agrícola, produção vegetal e produção animal.

  • Revista Eletrônica do Mestrado em Direito da UFAL

    e-ISSN: 2237-2261QUALIS: B3 (Direito) | Periodicidade: Semestral

    A Revista Eletrônica do Mestrado em Direito da Ufal (RMD-UFAL) tem como eixos quatro linhas temáticas que orientam a publicação de textos e artigos científicos:

    1. Direitos humanos fundamentais: análise crítica do(s) constitucionalismo(s), de suas manifestações sociais e de sua interpretação/aplicação na pós-modernidade;
    2. Fundamentos constitucionais do Direito Privado e do Direito Processual;
    3. Bases constitucionais da atuação e controle do Estado Administrador/Fiscal: entre os direitos individuais e o interesse público;
    4. Crimes, punições e direitos violados: das normas penais e processuais às políticas criminais.

    A RMD está recebendo submissões em fluxo contínuo. Com a reestruturação da Revista em andamento, as submissões que passarem por todas as etapas do processo de avaliação poderão ser publicadas nas edições referentes a 2017.2-2019.2, ainda nos próximos meses.

    A Revista respeita a exigência mínima de participação exógena de 60%  por volume e atua com o recebimento contínuo de artigos, que são avaliados através do sistema de duplo blind peer review, em que no mínimo 75% dos textos são submetidos a dupla avaliação sem qualquer identificação de autoria e analisados por dois pares com experiência e qualificação no tema avaliado.

    São aceitos artigos em língua estrangeira.

     

                                                     INICIAR SUBMISSÃO

     

    PARA MAIS INFORMAÇÕES, vide 

    DIRETRIZES PARA AUTORES        EDIÇÃO ATUAL       

                                       ÚLTIMAS EDIÇÕES

     

  • Revista de Ciências Humanas Caeté

    A revista de Ciências Humanas Caeté tem publicação semestral. O periódico foi criado em 2019 pela Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos, em parceria com o colegiado do curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão.


    O objetivo da Revista Caeté é o de divulgar estudos acadêmico-científicos concluídos ou em andamento, regionais, nacionais e internacionais, no campo das Ciências Humanas, com foco em Antropologia, Arqueolologia, História, Filosofia e Sociologia. 


    ......................................................................................................

  • Gep News

    A GEP News é um periódico científico  idealizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL/EBSERH) e teve seu primeiro número lançado em janeiro de 2017. 


    A missão da GEP News é compartilhar os conhecimentos produzidos pelas pesquisas em saúde realizadas no âmbito do HUPAA/UFAL/EBSERH e também de outras instituições.

  • Revista Eletrônica de Música da UFAL

    A Revista de Música da UFAL é uma revista científica que visa divulgar publicações nas diferentes interfaces da Música, tais como Performance Musical, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Ensino de Instrumento, Música e Interdisciplinaridade, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.


    Tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.


    A Revista também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema.


    Título abreviado: Revista MUSIFAL


     


    Em caso de dúvidas, poderão entrar em contato pelo e-mail: revistamusifal@gmail.com

  • REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO

    Revista Economia Política do Desenvolvimento é uma revista eletrônica de acesso aberto editada pelo Programa de Mestrado em Economia Aplicada, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Publica artigos acadêmico-científicos inéditos em português, espanhol e inglês na área das ciências sociais aplicadas e afins ao desenvolvimento econômico. A revista está incluída no sistema Qualis, área de economia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com periodicidade semestral. 


    A Revista Economia Política do Desenvolvimento, a partir de 2021, publica em fluxo contínuo, com fechamento semestral das edições nos dias 01 de janeiro e 01 de julho.

  • Revista Mundaú

    ISSN 2526-3188


    Mundaú é uma revista eletrônica semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.