A LATITUDE é um periódico eletrônico que aceita para avaliação artigos inéditos em Ciências Sociais, que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Também são aceitas resenhas de livros recentes (até dois anos antes), entrevistas com pesquisadores com serviços prestados à área, traduções de artigos de pesquisadores estrangeiros, de acordo com a avaliação do comitê editorial.

As áreas de concentração da revista são a Antropologia e a Sociologia. Entretanto, mantemos a ambição de dialogar com todas as áreas das Ciências Sociais e Humanas, especialmente com as disciplinas da Ciência Política, Psicologia, Administração Pública, Direito, Economia, Educação, História, Planejamento Urbano e Regional, Relações Internacionais e especialidades hoje reconhecidas como interdisciplinares. Estimulamos e somos altamente receptivos ao recebimento de trabalhos de jovens investigadores/doutores.

Para submeter trabalhos é necessário que o primeriro autor tenha titulação de doutor.

• Fernando Rodrigues
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

• Marina Saraiva
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: "Moralidades nas cidades da periferia"

Dossiê

O dossiê pretende ser uma reunião de artigos de acordo com um foco comum, seja temático, teórico, metodológico. Estará sujeito aos mesmos processos de avaliação por pares.

• Fernando Rodrigues
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê "Gêneros, Diversidade Sexual e Direitos"

Dossiê Violência

Apresentação do Dossiê

Traduções de textos reconhecidos

Publicar traduções de textos reconhecidos de importantes pesquisadores estrangeiros, apliando o acesso ao público brasileiro de tais obras.

• Marina Saraiva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

A seção pretende trazer entrevistas com intelectuais com reconhecida contribuição apra as ciências sociais e para as humanidades.

Entrevista - Série intelectuais alagoanos

Nesta seção, pretendemos trazer entrevistas com intelectuais alagoanos que são reconhecidos, por diferentes pontos de vista,  como tendo contribuído para as ciências sociais e para as humanidades.

Resenha

Publicar resenhas de livros recentes na área das ciências sociais, obras dos últimos dois anos.

Apresentação, Dossiê "gêneros, diversidade sexual e direitos"

Resenhas

Lista de pareceristas desta edição

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê "Processos sociopolíticos e desenvolvimento econômico no Brasil"

A publicação de artigos está condicionada à avaliação em um sistema de dupla etapa. Na primeira, o artigo será apreciado pela comissão editorial avaliando a pertinência do artigo às normas editoriais e às áreas científicas de abrangência da LATITUDE. Dessa avaliação, poderá haver três tipos de decisão: a rejeição, a possibilidade de reapresentação, com indicações de mudanças, e a indicação de dois pareceristas ad hoc, seguindo para a segunda etapa. Nesta, o artigo será apreciado por dois pareceristas anônimos e as decisões possíveis são: a) aprovação sem mudanças ou condicionada ao atendimento de alterações indicadas, b) necessidade de reapresentação do artigo com alterações substanciais e c) negação de publicação.

Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). O primeiro autor deve ter titulação de doutor. A revista não aceita artigos com mais de três autores, a não ser em casos excepcionais que devem ser sempre justificados à Comissão Editorial.

A LATITUDE aceita a proposta de dossiês temáticos, com organizadores, mas todos os textos submetidos ao número estão sujeitos ao mesmo processo de avaliação de duas etapas e do duplo cego. Os avaliadores possuem titulação de doutor.

O tempo aproximado para uma decisão final é de 1 mês no caso de artigos que sejam rejeitados na primeira etapa e de 6 meses no caso dos artigos enviados para pareceristas ad hoc. Este tempo médio é calculado a partir das datas de submissão e de decisão final quanto à publicação.

O envio de artigos e a posterior aceitação para publicação implica, automaticamente, a cessão dos direitos da primeira publicação para a Revista. Os direitos autorais permanecem com o autor. Eventual reprodução posterior, por qualquer meio, poderá ser feita somente mediante entendimento prévio entre a Revista e o autor e com a devida citação da fonte.

LATITUDE segue princípios de práticas éticas de edição de revistas científicas tais como os contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), e nas diretrizes indicadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os resultados da investigação científica ao público interessado não apenas favorece seu propósito precípuo que é estimular o debate e a interlocução acadêmica, mas também concorre para uma maior democratização do conhecimento. A LATITUDE não cobra taxas de processamento ou de submissão de artigos.

Arquivamento

A Latitude utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.  Saiba mais...

Universidade Federal de Alagoas
Reitor: Eurico de Barros Lôbo Filho