https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/issue/feedRevista Eletrônica de Música da UFAL2022-10-19T00:47:36-03:00Ziliane Lima de Oliveira Teixeiraziliane.teixeira@ichca.ufal.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Música da UFAL é uma revista científica que visa divulgar publicações nas diferentes interfaces da Música, tais como Performance Musical, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Ensino de Instrumento, Música e Interdisciplinaridade, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.</p> <p>Tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.</p> <p>A Revista também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema.</p> <p>Título abreviado: Revista MUSIFAL</p> <p> </p> <p>Em caso de dúvidas, poderão entrar em contato pelo e-mail: revistamusifal@gmail.com</p>https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14008Música e Tecnologia2022-08-14T16:02:43-03:00João Gracindo da Silva Netojoaogracindo@hotmail.com<p>Considerando que as novas tecnologias da informação e comunicação têm influenciado as novas abordagens pedagógicas, este trabalho buscou relacionar o uso dos softwares musicais aos estudos dos alunos de graduação em música. Autores como Corrêa (2015), Cunha e Martins (1998), Silva e Duarte (2016) e Souza et. al. (2013) destacam em seus trabalhos a relevância destes recursos na formação dos estudantes, que estão cada vez mais imersos no universo tecnológico. Partindo desta perspectiva, apresento neste artigo o processo de idealização e confecção do aplicativo e-Perception, criado para auxiliar alunos de graduação em música em seus estudos de percepção musical.</p>2022-10-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13905Os Estímulos Musicais2022-08-06T19:14:58-03:00José Fagundes de Souza Juniorjose.fagundes@ichca.ufal.br<p>O presente artigo, pretende trazer reflexões do início de um estudo prático, acerca da percepção musical. De forma que, o músico consiga estudar intervalos musicais, abrangendo aspectos culturais, emocionais e até mesmo fisiológicos (cantar). O estudo de caso, aponta um direcionamento para a prática da percepção musical, abordando conteúdo ligados a vivência, meio social e cultural. É importante que haja um questionamento, e que parta do próprio estudante de música. O objetivo a ser alcançado, seja ele, reconhecer alturas separadamente, ou dentro de um conjunto de notas. Como foco principal, serão estudados os intervalos da escala de Dó maior, através de músicas que poderão caracterizar tais intervalos. É necessário o entendimento da teoria musical sobre intervalos, suas formações, utilidades e classificações. De modo que, possa-se reconhecer padrões dentro de uma estrutura melódica ou harmônica. Criar e desenvolver estímulos necessários para ativar memórias e sensações, com a finalidade de reconhecimento dos intervalos, maiores, menores e justos. Torna-se necessário, buscar representações musicais, que estejam ligadas ao cotidiano do sujeito. Desta forma, as músicas contidas no referido artigo, podem ser alteradas e acrescentadas, com composições autorias ou de outros compositores, dentro do contexto e realidade do estudante.</p>2022-10-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13072A Música Militar e Sua Relação Com a Atividade de Bombeiro2022-08-06T19:21:02-03:00ANDERSON FELLIPE DE LIMA FARIASandersonfellipelf@outlook.com<p>O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso intitulado Contribuições da Banda de Música do CBMAL (Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas) para a instituição militar: a formação de identidades. Trata-se, o presente artigo, de uma pesquisa bibliográfica e documental. Primeiramente características da atividade desenvolvida pelos bombeiros ao longo da história foram evidenciadas, onde verificou-se que a atividade, desde a antiguidade, esteve ligada a questões militares. Constatou-se, por exemplo, a influência desta relação nas leis que regem a atividade atualmente no Estado de Alagoas. Comparando as características históricas da atividade e as leis que regem a atividade hoje, foi possível, inicialmente, esboçar/subentender um perfil profissional/identitário bombeiro militar. Segundamente fatos a respeito do desenvolvimento da música militar foram destacados. Informações inerentes a sua evolução no mundo e seu desdobramento no Brasil foram trazidos à tona. Verificou-se, por meio destas informações, que as funções da música militar no Brasil podem estar diretamente relacionadas aos valores militares que por sua vez são considerados primordiais ao militarismo, à atividade bombeiro militar, à formação de identidades</p>2022-10-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14295Apresentação2022-10-19T00:04:57-03:00Marcos dos Santos Moreiramoreiraufal@gmail.com2022-10-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14296Professor Acioli e La Ursa Alagoana2022-10-19T00:47:36-03:00Washington Monteiro da Anunciaçãowashington.anunciacao@ichca.ufal.brJeamerson dos Santosjeamerson38@hotmail.com2022-10-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022