Revista Eletrônica de Música da UFAL https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal <p>A Revista de Música da UFAL é uma revista científica que visa divulgar publicações nas diferentes interfaces da Música, tais como Performance Musical, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Ensino de Instrumento, Música e Interdisciplinaridade, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.</p> <p>Tem como público-alvo estudantes, professores, pesquisadores da área, além do público interessado na área em geral.</p> <p>A Revista também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema.</p> <p>Título abreviado: Revista MUSIFAL</p> <p> </p> <p>Em caso de dúvidas, poderão entrar em contato pelo e-mail: revistamusifal@gmail.com</p> pt-BR <p>Declaramos que os artigos presentes na <strong>Revista MUSIFAL </strong>são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. </p><p>Também temos ciência que a submissão dos originais à <strong>Revista MUSIFAL</strong> implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e impressa e, a não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).</p> ziliane.teixeira@ichca.ufal.br (Ziliane Lima de Oliveira Teixeira) atendimento@nti.ufal.br (UFAL. Núcleo de Tecnologia da Informação) qua, 19 out 2022 00:39:24 -0300 OJS 3.2.1.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Música e Tecnologia https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14008 <p>Considerando que as novas tecnologias da informação e comunicação têm influenciado as novas abordagens pedagógicas, este trabalho buscou relacionar o uso dos softwares musicais aos estudos dos alunos de graduação em música. Autores como Corrêa (2015), Cunha e Martins (1998), Silva e Duarte (2016) e Souza et. al. (2013) destacam em seus trabalhos a relevância destes recursos na formação dos estudantes, que estão cada vez mais imersos no universo tecnológico. Partindo desta perspectiva, apresento neste artigo o processo de idealização e confecção do aplicativo e-Perception, criado para auxiliar alunos de graduação em música em seus estudos de percepção musical.</p> João Gracindo da Silva Neto Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14008 qua, 19 out 2022 00:00:00 -0300 Os Estímulos Musicais https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13905 <p>O presente artigo, pretende trazer reflexões do início de um estudo prático, acerca da percepção musical. De forma que, o músico consiga estudar intervalos musicais, abrangendo aspectos culturais, emocionais e até mesmo fisiológicos (cantar). O estudo de caso, aponta um direcionamento para a prática da percepção musical, abordando conteúdo ligados a vivência, meio social e cultural. É importante que haja um questionamento, e que parta do próprio estudante de música. O objetivo a ser alcançado, seja ele, reconhecer alturas separadamente, ou dentro de um conjunto de notas. &nbsp;Como foco principal, serão estudados os intervalos da escala de Dó maior, através de músicas que poderão caracterizar tais intervalos. É necessário o entendimento da teoria musical sobre intervalos, suas formações, utilidades e classificações. De modo que, possa-se reconhecer padrões dentro de uma estrutura melódica ou harmônica. Criar e desenvolver estímulos necessários para ativar memórias e sensações, com a finalidade de reconhecimento dos intervalos, maiores, menores e justos. Torna-se necessário, buscar representações musicais, que estejam ligadas ao cotidiano do sujeito.&nbsp; Desta forma, as músicas contidas no referido artigo, podem ser alteradas e acrescentadas, com composições autorias ou de outros compositores, dentro do contexto e realidade do estudante.</p> José Fagundes de Souza Junior Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13905 qua, 19 out 2022 00:00:00 -0300 A Música Militar e Sua Relação Com a Atividade de Bombeiro https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13072 <p>O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso intitulado Contribuições da Banda de Música do CBMAL (Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas) para a instituição militar: a formação de identidades. Trata-se, o presente artigo, de uma pesquisa bibliográfica e documental. Primeiramente características da atividade desenvolvida pelos bombeiros ao longo da história foram evidenciadas, onde verificou-se que a atividade, desde a antiguidade, esteve ligada a questões militares. Constatou-se, por exemplo, a influência desta relação nas leis que regem a atividade atualmente no Estado de Alagoas. Comparando as características históricas da atividade e as leis que regem a atividade hoje, foi possível, inicialmente, esboçar/subentender um perfil profissional/identitário bombeiro militar. Segundamente fatos a respeito do desenvolvimento da música militar foram destacados. Informações inerentes a sua evolução no mundo e seu desdobramento no Brasil foram trazidos à tona. Verificou-se, por meio destas informações, que as funções da música militar no Brasil podem estar diretamente relacionadas aos valores militares que por sua vez são considerados primordiais ao militarismo, à atividade bombeiro militar, à formação de identidades</p> ANDERSON FELLIPE DE LIMA FARIAS Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/13072 qui, 20 out 2022 00:00:00 -0300 Apresentação https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14295 Marcos dos Santos Moreira Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14295 qua, 19 out 2022 00:00:00 -0300 Professor Acioli e La Ursa Alagoana https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14296 Washington Monteiro da Anunciação, Jeamerson dos Santos Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/musifal/article/view/14296 qua, 19 out 2022 00:00:00 -0300