https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/issue/feed Revista Areia 2022-05-30T20:15:06-03:00 Fabiana Pincho de Oliveira revistaareiafaleufal@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>Areia</strong> é uma revista eletrônica de publicação anual do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas, que publica exclusivamente trabalhos de graduandos ou graduados, em Letras e áreas afins. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos relacionados a Estudos Linguísticos, Estudos Literários e da Cultura e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.</p> https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12492 Composição Trágica 2021-06-26T15:46:59-03:00 Ana Karoline Duarte anakaroline.fernandesduarte@gmail.com Poema 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Ana Karoline Duarte https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13135 Latrocínio 2021-11-22T17:40:39-03:00 Cristóvão José dos Santos Júnior cristovao_jsjb@hotmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12437 O inverso 2021-06-26T15:38:08-03:00 Juan Douglas Silva de Sá juandouglasdesa@hotmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Juan Douglas Silva de Sá https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12473 Tempo para a alma 2021-06-26T16:27:21-03:00 PAULENICE SANTOS VERÇOSA MATA paulinhamata@hotmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PAULENICE SANTOS VERÇOSA MATA https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13226 Você chove em mim 2022-01-18T10:32:22-03:00 Iury Aragonez da Silva iury_aragones@hotmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12493 Aprovação 2021-06-26T16:03:22-03:00 José Antonio Santos de Oliveira jaletras1997@gmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 José Antonio Santos de Oliveira https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12566 Janela 2021-06-29T12:43:42-03:00 Thatiane Karoliny Silva Melo thatiane.faleufal@gmail.com O texto é uma crônica curta que narra coisas simples passadas, escondidas, sentidas e vistas através das janelas. 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Thatiane Karoliny Silva Melo https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13599 Na Sua Nuca 2022-05-18T12:34:40-03:00 Letícia Maria Lemos leticia.mlemos12@gmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13169 A Câmera de Gás 2021-12-13T08:10:09-03:00 Madson De Oliveira madson.oliveira@fale.ufal.br <p>Conto sobre momentos de confraternização, festejos, embriaguez, conflitos e discórdias.</p> 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13660 Conselho editorial 2022-05-30T18:26:50-03:00 Larissa Almeida Benjamim lahalmeidabenji@gmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13593 A PERSPECTIVA DECOLONIAL COMO ELEMENTO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2022-05-17T18:49:12-03:00 Wanneska Thaymmá Vieira Silva de Andrade wanneskathaymma@gmail.com Silvio Nunes da Silva Júnior silvio.nunesj@upe.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da perspectiva decolonial como elemento para a reconstrução do sistema de ensino do componente curricular de Língua Portuguesa. Esse caminho é construído a partir do pressuposto que a língua e linguagem que rege uma sociedade é instrumento político de poder e discriminação nas relações humanas. Assim, pode ser usada para que estruturas hegemônicas de padrão eurocêntrico sejam problematizadas, repensadas e finalmente rompidas. A partir disso, ao compreender os efeitos coloniais que perpetuaram nas sociedades submetidas ao processo de colonização, reflete-se, especificamente sobre a colonialidade do poder, do ser e do saber </span><span style="font-weight: 400;">– </span><span style="font-weight: 400;">conceitos propostos pelo Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), no fim da década de 1990. Assim, medita-se sobre como esses conceitos estão presentes na concepção, ainda nos dias atuais, de educação. Para isso, o ensaio está dividido em: 1. Considerações Iniciais; 2. O ensino e a colonialidade do poder, ser e saber; 3. O ensino da Língua Portuguesa: uma (re)construção decolonial e 4. Considerações finais.&nbsp; Por fim, entendendo a colonialidade como “um novo padrão de poder mundial”, a decoloniadade se mostra, por outro lado, um ponto de partida promissor para uma forma de pensar mais crítica.&nbsp;</span></p> <p>&nbsp;</p> 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13211 O ENSINO DE LITERATURA NO PAESPE 2021-12-26T11:49:24-03:00 Alessandra Nunes da Costa alessandra-nunes-costa@outlook.com Eliana Kefalás Oliveira eliana.oliveira@fale.ufal.br <p> O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura através de temáticas pré-estabelecidas, além de relatar as experiências obtidas no processo. O corpus da pesquisa foi composto de diários de classe produzidos a partir de aulas ministradas aos alunos do PAESPE por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as respostas dos alunos a um questionário sobre suas experiências com o ensino de literatura. O referencial teórico para as reflexões sobre a situação do ensino de literatura no Brasil e o trabalho a partir de aulas temáticas partiu, entre outras, das pesquisas dos autores: Alves (2006, 2008, 2014); Cereja (2004); Cosson (2009, 2011); Rangel (2003); Rezende (2013) e Zumthor (2000). Desse modo, a abordagem deste trabalho recorreu a três aspectos: primeiro, um levantamento sobre as perspectivas do ensino da literatura e o letramento literário baseado, dentre outros textos, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCMs) (2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCNs) (2002); segundo, na discussão sobre as aulas temáticas como principal meio para a leitura literária; e, terceiro, a contextualização e análise dos dados. Chegou-se à conclusão de que, apesar de mais desafiador, ao priorizar a apreciação do texto literário os alunos passaram a vê-lo também através de uma nova perspectiva e começaram a se permitir assumir uma postura crítica em frente desses textos.</p> 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13332 O GÊNERO TEXTUAL CARTA ABERTA EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO 9° ANO 2022-05-03T15:34:14-03:00 Lucas Henrique de Omena lucashenriquedeomena@gmail.com Dafhine Alves Silva Santos alves_dafhine@outlook.com Fabiana Pincho de Oliveira fabianaoliveira.fale@gmail.com <p>O presente trabalho discute e investiga o ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros discursivos e de possíveis influências normativas decorrentes da gramática tradicional, dando continuidade a um viés estruturalista e descontextualizado da produção de textos. Para tanto, é realizada a análise de um capítulo sobre o gênero Carta Aberta em um livro didático de Língua Portuguesa para estudantes do 9° ano do ensino Fundamental II, discutindo sobre as propostas de produção escrita dentro de uma Sequência Didática (SD). Os teóricos mobilizados para esse estudo, além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são Antunes (2003), Araújo (2013), Garcia (2010) e Pasquier e Dolz (1996). As reflexões advindas da análise sugerem pequenos movimentos em direção a uma produção textual socialmente contextualizada e preocupada com demandas sociais da comunidade local. No entanto, no que concerne à sequência didática, percebe-se uma saturação devido ao número de outros gêneros trabalhados no capítulo analisado. Além disso, o material didático dá pouca atenção para o trabalho em torno das possíveis inadequações gramaticais e coesivas no contexto da produção da Carta Aberta. Entende-se que cabe ao professor ou à professora analisar os percursos dessa SD, a fim de melhor adequar o conteúdo às necessidades dos alunos e alunas e às limitações de tempo na sala de aula.</p> 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13661 Apresentação 2022-05-30T18:59:53-03:00 Larissa Almeida Benjamim lahalmeidabenji@gmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13575 Clarice Lispector e memória 2022-05-11T21:39:38-03:00 Fabiana Pincho de Oliveira fabianaoliveira.fale@gmail.com Laysdemberg Tavares laysdemberg@gmail.com Maria Clara de Lima Barros mclaralbarros@gmail.com Thalyta Vasconcelos de Siqueira thalyta.siqueira@fale.ufal.br Cristiana da Silva Oliveira christie.oliver.16@gmail.com Ingrid Soares de Melo M. dos Santos ingridsoaresmel@gmail.com Larissa da Silva Barbante laris.barbant@gmail.com Larissa Almeida Benjamim lahalmeidabenji@gmail.com Lavínia Olga Dorta Galindo Pedrosa Ferreira lavipotter@gmail.com Wanneska Thaymmá Vieira Silva de Andrade wanneskathaymma@gmail.com 2022-05-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022