https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/issue/feedRevista Areia2022-05-30T20:15:06-03:00Fabiana Pincho de Oliveirarevistaareiafaleufal@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Areia</strong> é uma revista eletrônica de publicação anual do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas, que publica exclusivamente trabalhos de graduandos ou graduados, em Letras e áreas afins. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos relacionados a Estudos Linguísticos, Estudos Literários e da Cultura e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.</p>https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13575Clarice Lispector e memória2022-05-11T21:39:38-03:00Fabiana Pincho de Oliveirafabianaoliveira.fale@gmail.comLaysdemberg Tavareslaysdemberg@gmail.comMaria Clara de Lima Barrosmclaralbarros@gmail.comThalyta Vasconcelos de Siqueirathalyta.siqueira@fale.ufal.brCristiana da Silva Oliveirachristie.oliver.16@gmail.comIngrid Soares de Melo M. dos Santosingridsoaresmel@gmail.comLarissa da Silva Barbantelaris.barbant@gmail.comLarissa Almeida Benjamimlahalmeidabenji@gmail.comLavínia Olga Dorta Galindo Pedrosa Ferreiralavipotter@gmail.comWanneska Thaymmá Vieira Silva de Andradewanneskathaymma@gmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12492Composição Trágica2021-06-26T15:46:59-03:00Ana Karoline Duarteanakaroline.fernandesduarte@gmail.comPoema2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Ana Karoline Duartehttps://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13135Latrocínio2021-11-22T17:40:39-03:00Cristóvão José dos Santos Júniorcristovao_jsjb@hotmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12437O inverso2021-06-26T15:38:08-03:00Juan Douglas Silva de Sájuandouglasdesa@hotmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Juan Douglas Silva de Sáhttps://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12473Tempo para a alma2021-06-26T16:27:21-03:00PAULENICE SANTOS VERÇOSA MATApaulinhamata@hotmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 PAULENICE SANTOS VERÇOSA MATAhttps://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13226Você chove em mim2022-01-18T10:32:22-03:00Iury Aragonez da Silvaiury_aragones@hotmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12493Aprovação2021-06-26T16:03:22-03:00José Antonio Santos de Oliveirajaletras1997@gmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 José Antonio Santos de Oliveirahttps://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/12566Janela2021-06-29T12:43:42-03:00Thatiane Karoliny Silva Melothatiane.faleufal@gmail.comO texto é uma crônica curta que narra coisas simples passadas, escondidas, sentidas e vistas através das janelas.2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Thatiane Karoliny Silva Melohttps://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13599Na Sua Nuca2022-05-18T12:34:40-03:00Letícia Maria Lemosleticia.mlemos12@gmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13169A Câmera de Gás2021-12-13T08:10:09-03:00Madson De Oliveiramadson.oliveira@fale.ufal.br<p>Conto sobre momentos de confraternização, festejos, embriaguez, conflitos e discórdias.</p>2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13660Conselho editorial2022-05-30T18:26:50-03:00Larissa Almeida Benjamimlahalmeidabenji@gmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13593A PERSPECTIVA DECOLONIAL COMO ELEMENTO PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2022-05-17T18:49:12-03:00Wanneska Thaymmá Vieira Silva de Andradewanneskathaymma@gmail.comSilvio Nunes da Silva Júniorsilvio.nunesj@upe.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo refletir acerca da perspectiva decolonial como elemento para a reconstrução do sistema de ensino do componente curricular de Língua Portuguesa. Esse caminho é construído a partir do pressuposto que a língua e linguagem que rege uma sociedade é instrumento político de poder e discriminação nas relações humanas. Assim, pode ser usada para que estruturas hegemônicas de padrão eurocêntrico sejam problematizadas, repensadas e finalmente rompidas. A partir disso, ao compreender os efeitos coloniais que perpetuaram nas sociedades submetidas ao processo de colonização, reflete-se, especificamente sobre a colonialidade do poder, do ser e do saber </span><span style="font-weight: 400;">– </span><span style="font-weight: 400;">conceitos propostos pelo Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), no fim da década de 1990. Assim, medita-se sobre como esses conceitos estão presentes na concepção, ainda nos dias atuais, de educação. Para isso, o ensaio está dividido em: 1. Considerações Iniciais; 2. O ensino e a colonialidade do poder, ser e saber; 3. O ensino da Língua Portuguesa: uma (re)construção decolonial e 4. Considerações finais. Por fim, entendendo a colonialidade como “um novo padrão de poder mundial”, a decoloniadade se mostra, por outro lado, um ponto de partida promissor para uma forma de pensar mais crítica. </span></p> <p> </p>2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13211O ENSINO DE LITERATURA NO PAESPE2021-12-26T11:49:24-03:00Alessandra Nunes da Costaalessandra-nunes-costa@outlook.comEliana Kefalás Oliveiraeliana.oliveira@fale.ufal.br<p> O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura através de temáticas pré-estabelecidas, além de relatar as experiências obtidas no processo. O corpus da pesquisa foi composto de diários de classe produzidos a partir de aulas ministradas aos alunos do PAESPE por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as respostas dos alunos a um questionário sobre suas experiências com o ensino de literatura. O referencial teórico para as reflexões sobre a situação do ensino de literatura no Brasil e o trabalho a partir de aulas temáticas partiu, entre outras, das pesquisas dos autores: Alves (2006, 2008, 2014); Cereja (2004); Cosson (2009, 2011); Rangel (2003); Rezende (2013) e Zumthor (2000). Desse modo, a abordagem deste trabalho recorreu a três aspectos: primeiro, um levantamento sobre as perspectivas do ensino da literatura e o letramento literário baseado, dentre outros textos, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCMs) (2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCNs) (2002); segundo, na discussão sobre as aulas temáticas como principal meio para a leitura literária; e, terceiro, a contextualização e análise dos dados. Chegou-se à conclusão de que, apesar de mais desafiador, ao priorizar a apreciação do texto literário os alunos passaram a vê-lo também através de uma nova perspectiva e começaram a se permitir assumir uma postura crítica em frente desses textos.</p>2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13332O GÊNERO TEXTUAL CARTA ABERTA EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO 9° ANO2022-05-03T15:34:14-03:00Lucas Henrique de Omenalucashenriquedeomena@gmail.comDafhine Alves Silva Santosalves_dafhine@outlook.comFabiana Pincho de Oliveirafabianaoliveira.fale@gmail.com<p>O presente trabalho discute e investiga o ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros discursivos e de possíveis influências normativas decorrentes da gramática tradicional, dando continuidade a um viés estruturalista e descontextualizado da produção de textos. Para tanto, é realizada a análise de um capítulo sobre o gênero Carta Aberta em um livro didático de Língua Portuguesa para estudantes do 9° ano do ensino Fundamental II, discutindo sobre as propostas de produção escrita dentro de uma Sequência Didática (SD). Os teóricos mobilizados para esse estudo, além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são Antunes (2003), Araújo (2013), Garcia (2010) e Pasquier e Dolz (1996). As reflexões advindas da análise sugerem pequenos movimentos em direção a uma produção textual socialmente contextualizada e preocupada com demandas sociais da comunidade local. No entanto, no que concerne à sequência didática, percebe-se uma saturação devido ao número de outros gêneros trabalhados no capítulo analisado. Além disso, o material didático dá pouca atenção para o trabalho em torno das possíveis inadequações gramaticais e coesivas no contexto da produção da Carta Aberta. Entende-se que cabe ao professor ou à professora analisar os percursos dessa SD, a fim de melhor adequar o conteúdo às necessidades dos alunos e alunas e às limitações de tempo na sala de aula.</p>2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/13661Apresentação2022-05-30T18:59:53-03:00Larissa Almeida Benjamimlahalmeidabenji@gmail.com2022-05-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022