Sobre a Revista

Foco e Escopo

REDEMAT - Revista Diálogos em Educação Matemática é um periódico científico de fluxo contínuo (rolling pass), publicado exclusivamente online e de acesso aberto, que publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática. Possui origem em um Grupo de Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), intitulado “Grupo de Pesquisas em Tecnologias e Educação Matemática – TEMA/CNPq”, vinculado ao Centro de Educação (CEDU) e aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) e em Ensino (RENOEN).

A revista REDEMAT visa contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na Educação Básica e no Ensino Superior. As modalidades de trabalhos aceitas são as seguintes: Artigos Científicos (resultados de investigação/pesquisa), Ensaios Científicos ou Relatos de Experiências no campo da Educação Matemática. É publicado apenas artigos que sejam emanados de, no máximo 3 autores conjuntamente, e desde que, pelo menos um dos autores possua titulação de doutorado.

Edição Atual

v. 4 n. 1 (2025): Revista Diálogos em Educação Matemática (REDEMAT)
					Visualizar v. 4 n. 1 (2025): Revista Diálogos em Educação Matemática (REDEMAT)
Publicado: 2025-02-12

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)

  • EDITORIAL

    Juscileide Braga de Castro, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Mikaelle Barboza Cardoso, Joserlene Lima Pinheiro, Carloney Alves de Oliveira
    e202500
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19213
  • A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

    Fernanda Soares de Araújo Rocha, Célia Barros Nunes
    e202501
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19104
  • O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA ATUAÇÃO DA LIDERANÇA UNIVERSIDADE ESCOLA (LUE)

    Eliete Silva dos Anjos, Maria Elizabete Souza Couto
    e202502
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18924
  • CONHECIMENTO DOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS REVELADO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO ESTADO DO CEARÁ

    Mikaelle Barboza Cardoso, Joserlene Lima Pinheiro, Marcilia Chagas Barreto
    e202503
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19058
  • LIDERANÇA UNIVERSIDADE-ESCOLA (LUE): DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

    Adriano Santos Lago, Lucivânia da Silva Costa Ribeiro, Maria Elizabete Souza Couto, Mileany Argolo dos Santos
    e202504
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18945
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL BASEADA NA ESPIRAL REPARE: DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES COM EQUIDADE

    Juscileide Braga de Castro, Silvana Carvalho de Almeida , Josiane Santa Inês
    e202505
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18748
  • PERSPECTIVAS DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DESENVOLVIDO A PARTIR DA ESPIRAL REPARE NA GESTÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

    Ernani Martins dos Santos, Mirtes Cabral Ribeiro, Luciana Silva dos Santos Souza, Evanilson Ladim Alvez, Vania Moura Barbosa Duarte
    e202506
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.19083
  • GEOMETRIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA OFICINA COM VISTAS NA TEORIA DA ATIVIDADE

    Kaio César de Santana Ferreira, Açucena Araújo Martins, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
    e202507
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18837
  • UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA INDÍGENA

    Jose Nilton Oliveira da Silva , Tamiles da Silva Oliveira, Diná da Silva Correia
    e202508
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18757
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PLATAFORMA OBAMA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL

    Carmélia Regina Silva Xavier, Dennys Leite Maia
    e202509
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18857

Dossiê temático - Produtos Educacionais em Educação Matemática e Ensino de Matemática no Brasil

  • EDITORIAL

    Marco Kistemann
    e202510
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.20029
  • PRODUTO EDUCACIONAL: ATIVIDADES COM MATERIAIS E TEMAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS POR ALUNOS EXPOSITORES DAS FEIRAS NACIONAIS DE MATEMÁTICA

    Nayara de Oliveira Costa, Marco Antônio Escher
    e202511
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.17978
  • APRENDER E ENSINAR GEOMETRIA: PENSAR/PRATICAR O ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    César Augusto do Prado Moraes, France Sarmanho Fraiha
    e202512
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18077
  • SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES

    Giane Correia Silva, Cristiane de Fatima Budek Dias, Guataçara dos Santos Junior
    e202513
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18386
  • INVENTÁRIO DE PARADOXOS: EXPERIMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

    Roberta Labres Flugseder, Suelen Assunção Santos
    e202514
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18387
  • PROJETO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Fernanda Florindo de Souza , Cassio Cristiano Giordano, Michel da Costa
    e202515
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18398
  • UM JOGO PEDAGÓGICO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA USO EM SALA DE AULA

    Nadir Santos Freitas, Gessica Mâcedo da Silva
    e202516
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18402
  • A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O COTIDIANO DOS ALUNOS: PRODUÇÃO DE VÍDEOS CURTOS SOBRE FINANÇAS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM FREIREANA

    Paola do Prado, Luiz Henrique Ferraz Pereira
    e202517
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18403
  • PRODUTO EDUCACIONAL PROTOCOLO SDAM : PROTOCOLO DE DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

    Renata Aparecida da Silva, Marta Maria Pontin Darsie
    e202518
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18404
  • TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL

    Anderson Roges Teixeira Góes, José Ricardo Dolenga Coelho, Nicholas Yuri Naufal
    e202519
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18407
  • PRODUTOS/PROCESSOS EDUCACIONAIS SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DA UFMT/SINOP: UMA ANÁLISE DO PRIMEIRO QUINQUÊNIO

    Eberson Paulo Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan
    e202520
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18736
  • QRT: MATERIAL DIDÁTICO HÁPTICO PARA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE ENUNCIADOS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE ESTRUTURAS ADITIVAS

    Anderson Roges Teixeira Góes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Heliza Colaço Góes
    e202521
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18790
  • TRILHAS ETNOMATEMÁTICAS: UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA EXPLORARA A CIDADE DE OURO PRETO (MG) COM A PROPOSIÇÃO DE UMA AÇÃO PEDAGOGICA CULTURALMENTE FUNDAMENTADA NA ETNOMODELAGEM

    Jéssica Rodrigues, Daniel Clark Orey , Milton Rosa
    e202522
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18796
  • PRODUTO EDUCACIONAL LIVRO PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – SIGNIFICADOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

    Vinicius Quintiliano da Silva, Marco Aurélio Kistemann Jr
    e202523
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18800
  • CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APLICAÇÃO DE UM CADERNO DE ATIVIDADE

    Yara Nascimento, Giovanna Franca Bastos da Cunha, Ana Paula Rangel de Andrade
    e202524
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18802
  • JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: O COMBINÁLISE

    Ana Luiza Ferreira Camargo, Marli Regina Santos
    e202525
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18804
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES A ALUNOS COM TDAH NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

    Fernanda Marcelle Miranda, Lílian Amaral de Carvalho
    e202526
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18805
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: DESPERTANDO A CRITICIDADE DOS ESTUDANTES DO EM POR MEIO DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES

    Maria Eva Freire de Alkimim, Josué Antunes de Macêdo
    e202527
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18807
  • UM OLHAR PARA A ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

    Renata Rodrigues de Matos Oliveira, Samira Zaidan
    e202528
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18808
  • PROPOSIÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA PARA A COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS MATEMÁTICOS

    Kelly Cristina Coutinho, Priscila Bernardo Martins
    e202529
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18986
  • DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO MÉDIO EM PONTES E LACERDA/MT

    Luceni Oliveira, Anderson Fernandes de Miranda, Andreia Francisca Coelho Nascimento
    e202530
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18262
  • LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA DECOLONIAL PLANETARIA COMPLEJA Y SUS PROVOCADAS RUPTURAS A-SIGNIFICANTES

    Milagros Elena Rodriguez
    e202531
    DOI: https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.17984
Ver Todas as Edições