Diagnose foliar e produção de laranja lima (Citrus sinensis) em função de adubações orgânica e mineral

Autores

  • Paulo Ricardo Aprígio Clemente UFAL-CECA

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v12i1.1141

Resumo

A citricultura, no Nordeste do Brasil, é explorada predominantemente por produtores com áreas menores do que 10 hectares. De um modo geral, os pomares cultivados em Alagoas apresentam redução significativa a cada colheita devido ao baixo nível de fertilidade do solo e à deficiência nutricional das plantas. No presente estudo avaliou-se a diagnose foliar e a produção de laranja lima submetida a adubações orgânica e mineral.  O experimento foi conduzido no município de União dos Palmares, Alagoas.  O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 7 tratamentos: 6 materiais fertilizantes (1-composto Uruba, 2-composto Pindorama, 3-composto Coruripe, 4-composto Triunfo, 5-Esterco, 6-Adubo mineral) e um tratamento adicional correspondendo à testemunha (sem adubação) com 4 repetições. A diagnose foliar foi realizada coletando-se 8 folhas em cada planta, tendo sido a coleta das folhas realizadas 3 meses após a aplicação dos tratamentos. Não houve diferença significava para os teores foliares de N e K, sendo os valores médios desses nutrientes 3,06 e 1,09 dag kg-1, respectivamente. Constatou-se diferença significativa para os teores foliares de P, apresentando um valor médio de 0,14 dag kg-1. Não houve diferença significativa para as variáveis quantidade e peso de frutos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Aprígio Clemente, UFAL-CECA

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Atualmente é pós-graduando do curso de mestrado em Agronomia na área de Produção Vegetal. Responsável por conduzir experimentos com cana-de-açúcar nas usinas Santo Antônio, Capricho e Coruripe em parceria com a universidade, através do Laboratório de Ecofisiologia Vegetal.

Referências

ALMEIDA, M.C; BAUMGARTNER, J.G. Efeito da adubação nitrogenada e potássica na produção e qualidade de frutos de laranja “Valência”. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 24, n.1, p.282-2844, 2002.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA FRUTICULTURA. Brazil Fruit YEARBOOK 2002. Santa Cruz do Sul: gazeta: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, 2002. 176 p.

CANTARUTTI, R. B; BARROS, N. F; MARTINEZ, H. E. P; NOVAIS, R. F. Avaliação da fertilidade do solo e recomendações de fertilizantes. Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, 2007. 827 p.

COELHO, Y. S; Plano de desenvolvimento e modernização da cadeia produtiva citrus no vale do Mundaú-Alagoas, 2003.

DASBERG, S. Nitrogen Fertilization in Citrus. Orchar Ds. Plantand Soil, Dordrecht. V. 100, n. 1/3, p. 1-19, 1987.

DUENHAS, L. H; VILAS BÔAS, R.L; SOUZA, C.M.P; RAGOZO, C.R.A; BÜLL, L.T. Fertirrigação com diferentes doses de NPK e seus efeitos sobre a produção e qualidade de frutos de laranja (Citrus sinensis O.) “Valência”. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 24, n.1, 2002.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Instruções Técnicas da EMBRAPA Semi–Árido n. 53. Preparo de composto orgânico na pequena propriedade. Petrolina – PE, dezembro de 2001.

IBGE, (Rio de Janeiro, RJ), Estimativa de produção agrícola, 2002. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br> Acesso em 20 de setembro de 2006.

MALAVOLTA, E.; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas. Piracicaba: Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1989. 201p.

MALAVOLTA, E; VITTI, G.C.; OLIVEIRA, S.A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. Piracicaba: Associação Brasileira para a Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 1997. 319p.

QUAGGIO, J.A.; RAIJ, B. Van; PIZA JÚNIOR, C.L. Frutíferas. In: RAIJ, B. Van; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J.A.; FURLANI, A.M.C. (Ed.). Boletim Técnico 100 - Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. 2.ed. Campinas: IAC, 1997. p.119-52.

Downloads

Publicado

21/05/2015

Edição

Seção

Produção Vegetal