ANÁLISE E APRENDIZAGEM DE MODELOS MATEMÁTICOS: UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18390Palavras-chave:
Teaching, calculus, applied mathematics, calculoResumo
Neste estudo, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Cálculo aplicado às Ciências Agrárias, utilizando modelos matemáticos e ferramentas computacionais, através de uma avaliação da percepção, por parte dos estudantes, de aspectos relativos à utilização de softwares como ferramenta de aprendizagem nas disciplinas de matemática. Para isso, foi realizado um levantamento com os alunos, visando compreender suas percepções e dificuldades em relação ao uso de modelos matemáticos polinomiais, exponenciais e logarítmicos. A análise de dados coletados permitiu explorar de maneira mais aprofundada a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas. Além disso, realizou-se uma exploração gráfica que facilitou a visualização e interpretação dos resultados, contribuindo para um aprendizado mais significativo. Os resultados indicaram que a integração de ferramentas computacionais com modelos matemáticos não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também motiva os estudantes a se engajarem de forma mais ativa nas atividades propostas.
Downloads
Referências
Bassanezi, R. Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015, 240p.
Bassanezi, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 2ª reimpressão São Paulo. Contexto, 2010.
Clay, David E. Carlson et al. Matemática e Cálculos para Agrônomos e Cientista do Solo. Piracicaba, SP: International Plant Nutrition Institute, 2015, 245p.
CODEOP. Python: a melhor linguagem para iniciantes. Disponível em: <https://codeop.tech/blog/python-best-language-for-beginners/>. Acesso em: 23 out. 2024.
Ferreira, R. S. Matemática aplicada às ciências agrárias: análise de dados e modelos. UFV, 1999.
Geogebra. GeoGebra. Disponível em: <https://www.geogebra.org/>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.
Stewart, J. Cálculo. Vol. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2010, 664p.
Pereira, Luciana B. C.; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; OLIVEIRA, L. S. A matemática na área Ciências Agrárias: Contextos e conteúdos. Revista Espacios, 2021, 42, 17, 71-85.
Pereira, L. B. C. et al. Ensino de funções nas ciências agrárias: uma prática contextualizada nos cursos de agronomia e zootecnia. Revista Práxis, 2019, 11, 21.
Silva Jr., R.V. Utilização de softwares nas disciplinas de matemática nas ciências Agrárias. Disponível em: <https://forms.gle/pXKxq4yJCAPriCu17>. Acesso em: 23 de outubro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rinaldo Vieira da Silva Junior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.