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  • Chamada Dossiê Temático "A sociolinguística aplicada à educação: 20 anos da obra 'Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e ensino' de Stella Maris Bortoni-Ricardo"

    25-07-2025

    Estamos recebemos submissões para o número temático "A sociolinguística aplicada à educação: 20 anos da obra 'Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e ensino' de Stella Maris Bortoni-Ricardo"

    Resumo contextualizado:
    A proposta de dossiê temático celebra os 20 anos da publicação da obra seminal de Stella Maris Bortoni-Ricardo, marco teórico e metodológico na interface entre sociolinguística e educação. O dossiê busca reunir trabalhos que aprofundem o debate sobre a presença da variação linguística no ensino de língua portuguesa, tema ainda marginalizado nas práticas escolares e currículos formativos. A proposta parte da constatação de que, embora a diversidade linguística seja um dado científico consolidado, sua transposição para o contexto educacional permanece desafiadora, reforçando estigmas e desigualdades. A obra de Bortoni-Ricardo é tomada como ponto de partida para atualizar a discussão e propor caminhos para práticas pedagógicas mais inclusivas e sintonizadas com a realidade sociolinguística dos alunos.

    O dossiê está estruturado em torno de seis eixos temáticos:

    (i) A relevância do conhecimento da variação para o tratamento do erro linguístico;
    (ii) Em defesa de uma educação bidialetal;
    (iii) O tripé gramática-dicionário-escola e a relação com a ideologia do padrão linguístico;
    (iv) Desafios e propostas para a formação de professores preparados para lidar com a variação linguística na sala de aula;
    (v) Práticas inovadoras no ensino de variação linguística;


    A proposta é coordenada por pesquisadores de quatro instituições públicas (UPE, UFSCar e UFAL) e conta com um corpo de pareceristas composto por doutores e doutorandos de diferentes universidades brasileiras. Busca-se, com este número temático, fomentar um diálogo interdisciplinar e propositivo entre ensino, pesquisa e formação docente, reafirmando o compromisso com uma educação linguística plural, democrática e antidiscriminatória.

    Prazo para submissão: até 15 de janeiro de 2026.

    Organizadores:
    Marcus Garcia de Sene UPE-Garanhuns
    Fernando Augusto de Lima Oliveira UPE-Garanhuns
    Caroline Carnielli Biazolli UFSCar
    Aldir Santos de Paula UFAL

    Saiba mais sobre Chamada Dossiê Temático "A sociolinguística aplicada à educação: 20 anos da obra 'Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e ensino' de Stella Maris Bortoni-Ricardo"
  • Chamada para número temático

    27-05-2025

    Estamos recebemos submissões para o número temático "A sociolinguística aplicada à educação: 20 anos da obra 'Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e ensino' de Stella Maris Bortoni-Ricardo"

    Resumo contextualizado:
    A proposta de dossiê temático celebra os 20 anos da publicação da obra seminal de Stella Maris Bortoni-Ricardo, marco teórico e metodológico na interface entre sociolinguística e educação. O dossiê busca reunir trabalhos que aprofundem o debate sobre a presença da variação linguística no ensino de língua portuguesa, tema ainda marginalizado nas práticas escolares e currículos formativos. A proposta parte da constatação de que, embora a diversidade linguística seja um dado científico consolidado, sua transposição para o contexto educacional permanece desafiadora, reforçando estigmas e desigualdades. A obra de Bortoni-Ricardo é tomada como ponto de partida para atualizar a discussão e propor caminhos para práticas pedagógicas mais inclusivas e sintonizadas com a realidade sociolinguística dos alunos.

    O dossiê está estruturado em torno de seis eixos temáticos:

    (i) A relevância do conhecimento da variação para o tratamento do erro linguístico;
    (ii) Em defesa de uma educação bidialetal;
    (iii) O tripé gramática-dicionário-escola e a relação com a ideologia do padrão linguístico;
    (iv) Desafios e propostas para a formação de professores preparados para lidar com a variação linguística na sala de aula;
    (v) Práticas inovadoras no ensino de variação linguística;


    A proposta é coordenada por pesquisadores de quatro instituições públicas (UPE, UFSCar e UFAL) e conta com um corpo de pareceristas composto por doutores e doutorandos de diferentes universidades brasileiras. Busca-se, com este número temático, fomentar um diálogo interdisciplinar e propositivo entre ensino, pesquisa e formação docente, reafirmando o compromisso com uma educação linguística plural, democrática e antidiscriminatória.

    Prazo para submissão: até 15 de setembro.

    Organizadores:
    Marcus Garcia de Sene UPE-Garanhuns
    Fernando Augusto de Lima Oliveira UPE-Garanhuns
    Caroline Carnielli Biazolli UFSCar
    Aldir Santos de Paula UFAL

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  • Publique na Leitura!

    05-12-2023

    Carosa/as Autores/as,

    A Revista Leitura os convida a submeterem seus trabalhos em dois dossiês temáticos, cujas chamadas estão no ar.

    O primeiro dossiê, “Traduções e retraduções das obras brasileiras no espaço literário internacional”, será lançado no primeiro semestre de 2024, aceitando submissões até 15/02/2024.

    Já o dossiê “Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em contextos plurais” receberá artigos até 15/07, pois será publicado nos meses finais de 2024.

    Seus estudos não cabem nessas temáticas? Não há com o que se preocupar! Nossos números atemáticos recebem submissões em fluxo contínuo.

    Cordialmente,

    Editoria da Leitura

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  • [Esclarecimento]

    13-09-2023

    Caros e caras,

    Em 12 de setembro, o sistema da Revista disparou um e-mail informando sobre a publicação de uma nova edição. No entanto, trata-se do número 77, publicado em Agosto! 
    Portanto, desconsiderem a informação.

    Teremos uma nova edição no início de outubro - e o número está ficando lindo!

    Desculpamo-nos pelo inconveniente que a notícia falsa possa ter causado e pedimos que continuem acompanhando nossa Leitura!

    Cordialmente,

    Editoria 

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  • Publique na Leitura!

    27-07-2023

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos à avaliação duplo-cega pelos pares e, sendo aceitos são publicados de acordo com o fechamento de cada volume. 

    Envie os resultados de sua pesquisa, aquela resenha que fez e ainda não publicou, um ensaio engavetado! A Leitura ficará mais forte, certamente, ao disseminar seu texto!

    Editoria

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  • Fluxo Contínuo

    20-05-2023

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos à avaliação duplo-cega pelos pares.

    Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada volume, sendo o próximo previsto para publicação em Agosto/2023.

     

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  • Chamada para submissão de artigos em fluxo contínuo

    23-09-2019

    A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, recebe artigos, ensaios, entrevistas e resenhas na área de Linguística, Literatura e suas interfaces, no sistema de fluxo contínuo.

    Os originais enviados são submetidos a avaliação dupla cega pelos pares.

    Os trabalhos aceitos serão publicados de acordo com o fechamento de cada volume.

    Qualis: B2 (Linguística e Literatura, Interdisciplinar). Quadriênio 2013-2016.

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