https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/issue/feed Leitura 2022-08-30T15:41:13-03:00 Kall Sales / Ana Clara Medeiros leitura.ufal@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista Leitura é o periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans', -apple-system, BlinkMacSystemFont, 'Segoe UI', Roboto, Oxygen-Sans, Ubuntu, Cantarell, 'Helvetica Neue', sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">A revista possui dois números de ISSN: 2317-9945 (on-line) e 0103-6858, e recebeu, no quadriênio 2013-2016, o Qualis B2.</span> Seu objetivo é disseminar a informação científica em suas áreas de abrangência, contribuindo para a construção do conhecimento. </p> https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14039 Expediente 2022-08-30T14:42:06-03:00 Kall Lyws Barroso Sales kall.sales@fale.ufal.br Ana Clara Magalhães de Medeiros ana.medeiros@fale.ufal.br 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14041 Apresentação 2022-08-30T14:58:44-03:00 Kall Lyws Barroso Sales kall.sales@fale.ufal.br Ana Clara Magalhães de Medeiros ana.medeiros@fale.ufal.br 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/12695 O conceito de ‘pesquisa’ e sua importância na formação docente 2022-04-16T12:21:59-03:00 Walter Vieira Barros waltervieirabarros@gmail.com <p>Este trabalho objetiva discutir acerca de concepções de estágio supervisionado que possam contribuir para a formação docente na contemporaneidade. De acordo com Britzman (2003), há três mitos culturais que permeiam a formação docente: a) tudo depende apenas do professor; b) o professor é um expert; e c) a profissão de professor é concebida quase como um dom. Esses mitos fundamentam concepções de estágio e formação docente como os modelos apresentados por Wallace (1991) e por Pimenta e Lima (2017). Entendo que a formação docente aliada à pesquisa (PIMENTA; LIMA, 2017), em que práticas sensíveis ao contexto de atuação possam ser desenvolvidas pelos professores, parece ser uma alternativa que possibilita o desenvolvimento de uma educação mais crítica. Dessa forma, apresento uma análise de um recorte dos dados gerados em uma pesquisa qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 2005) que realizei com um grupo de dez licenciandos em Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal de Campina Grande matriculados em um componente curricular de estágio do 3º ano do Ensino Médio. Com base nesse recorte, analiso como a concepção de pesquisa orientou a prática de duas duplas de licenciandos que, na nossa leitura, se aproximam a tal perspectiva de estágio como pesquisa.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13042 “O que o inglês representa na sua vida?”: reflexões situadas sobre crenças de aprendizes de inglês de uma classe multisseriada 2022-06-15T15:54:01-03:00 Ricardo Regis de Almeida ricardoregisalmeida@gmail.com <p>O presente estudo investiga as crenças de alunos de uma classe multisseriada, situada na cidade de Goiânia-GO, com relação ao modo como aprendem, enxergam e vivenciam a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Para tanto, os conceitos teóricos que embasam a discussão de crença (BARCELOS, 2001, 2004, 2006; PINCOWSCA, 2011; SHEIFER, 2011; SILVA, 2011) e narrativa (CONNELLY, CLANDININ, 1990; MELLO, 2010; PAIVA, 2008) são abordados. Na sequência, a metodologia utilizada na pesquisa e os procedimentos de análise do material empírico são apresentados. Por fim, algumas considerações são tecidas no intuito de apontar os mais relevantes achados da pesquisa e incentivar professores de línguas a investigar o papel das crenças no processo de aprendizagem de língua inglesa a partir das narrativas dos estudantes.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13148 Refletindo sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de letras 2022-07-04T22:38:06-03:00 Juliana Oliveira de Santana Novais juliana.novais@uneal.edu.br Marta Avelino Matiniano da Silva martinha7martiniano@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V. Dessa forma, as perguntas que buscamos responder são: os estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V são leitores proficientes? O que esses estudantes leem? Com que frequência eles leem? Para esses estudantes a leitura é considerada importante na formação acadêmica?&nbsp; Mais especificamente, qual o hábito de leitura dos alunos graduandos do curso de Letras da Uneal Campus V? Para responder às indagações fez-se necessário aplicar um questionário a um total de 30 estudantes, matriculados no curso de Letras, bem como, recorrer a pesquisadores que abordam a temática da leitura. Acreditamos que a leitura perpassa toda a vida acadêmica do estudante e constitui-se em uma ferramenta profícua para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Nessa perspectiva é por meio da leitura que o estudante tem acesso aos mais diversos conhecimentos adquiridos pela sociedade, tornando em uma atividade imprescindível para a formação acadêmica. A pesquisa revelou que apesar dos discentes reconhecerem a leitura como uma atividade de grande importância no meio acadêmico, uma parcela significativa dos estudantes não mantém a leitura como hábito cotidiano.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13165 A re-atualização e ressignificação dos discursos na produção cinematográfica Peter Pan (1953): uma análise discursiva sobre o comunicado apresentado pela plataforma de streaming Disney Plus, no Brasil 2022-07-21T19:53:14-03:00 Neosane Schlemmer neosane.schlemmer@acad.ufsm.br <p>Neste estudo, dedicamo-nos a compreender o discurso contemporâneo emitido antes da reprodução do filme <em>Peter Pan </em>(1953), que passou a ser exibido pela plataforma de <em>streaming Disney Plus</em>, visando alertar aos telespectadores em relação às representações de pessoas e culturas no filme infantil. Para tanto, objetivamos compreender como este discurso possibilita ou não uma re-atualização, promovendo uma reflexão sobre representações negativas e estereotipadas dos sujeitos. Em função disso, o <em>corpus </em>desta pesquisa é constituído pelo comunicado emitido antes da exibição do filme. Para estabelecer um gesto de interpretação, acercamo-nos do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso, de matriz francesa, buscando analisar noções como: ideologia, formação discursiva (FD) e condições de produção. Diante disso, observamos que os efeitos de sentido veiculados pelo comunicado re-atualizam e ressignificam os dizeres incorretos e estereotipados que podem alterar a visão dos papeis sociais e culturais do sujeito. Igualmente, compreendemos que, ao veicular essa mensagem, a <em>Disney Plus</em> reflete sua inscrição na FD antidiscriminatória, assumindo a posição-sujeito porta-voz. Esse deslocamento irrompe na forma de um acontecimento discursivo, que re-atualiza o efeito das histórias presentes em filmes infantis, trazendo ressonâncias ao deslizar para um discurso-outro, que ressignifica os efeitos de sentido ao refletir acerca dos já-ditos.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13173 Letramento, literalidade e fôrma-leitor: análise de comentários de internautas sobre letras de músicas contemporâneas 2022-07-27T17:56:30-03:00 Juan Monteiro juan_thecalling@hotmail.com Thais Dias de Almeida diathais@gmail.com Anderson de Carvalho Pereira apereira.uesb@gmail.com <p>Este artigo mostra a análise de efeitos de sentidos que circulam em ambientes virtuais a partir de interpretações de letras de músicas. O objetivo central é pontuar lugares da interpretação pelos quais o sujeito leitor-comum não estranha o sentido, não opera na polissemia e, portanto, é interpelado pela literalidade e pela fôrma-leitor. Fundamentada na Análise de Discurso (doravante AD) pecheutiana, a pesquisa decorre da análise de letras de músicas e de postagens, publicações, falas, diálogos, intercâmbios conceituais entre internautas sobre letras de músicas. Desse modo, o dispositivo teórico-analítico é formado principalmente pelo enlace de questões levantadas a partir deste <em>corpus</em> discursivo com noções sobre oralidade, letramento e fôrma-leitor que apontam algumas alternativas possíveis para o sujeito em uma sociedade letrada. As análises apresentam questões decorrentes deste caminho teórico e metodológico na esfera do debate sobre a relação entre práticas letradas, ensino e usos da leitura, na escolarização e fora dela</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13252 Meta-análise de artigos científicos: a abordagem dos propósitos comunicativos no campo das redes sociais 2022-05-30T10:11:42-03:00 Érica Pires Conde ericaconde@uol.com.br Conceição de Maria Ferreira de Macêdo ceicaferreira@ufpi.edu.br <p>Este trabalho objetiva investigar como os propósitos comunicativos são analisados em artigos científicos produzidos no campo das redes sociais. Partimos do seguinte questionamento: Até que ponto as análises em artigos científicos voltados para o campo das redes sociais consideram o contexto no momento de consolidação dos propósitos comunicativos? Nossas reflexões tomam como base teórica Swales (1990), Askehave e Swales (2001), Bezerra (2002, 2009), Swales (2004), Biasi-Rodrigues e Bezerra (2012), Bawarshi e Reiff (2013), Belini (2014), Oliveira (2016), Alves Filho (2018) que discutem sobre propósitos comunicativos. A coleta de dados ocorreu por meio de um levantamento bibliográfico, elaborado de maneira virtual, de 11 artigos científicos voltados para o campo das redes sociais, tendo como suporte de pesquisa o Google Acadêmico. Para fins de filtragem de pesquisa, utilizamos os termos “propósito comunicativo e rede social” e “função social dos gêneros e redes sociais” para um melhor direcionamento do corpus. O resultado aponta que há uma inclinação dos estudos em não apontar os propósitos comunicativos e que a abordagem textual e textual/contextual dos propósitos comunicativos tem a mesma ocorrência.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13340 O campo léxico da “corrupção” em editoriais jornalísticos: uma interface linguístico-cultural 2022-04-02T09:31:51-03:00 Adriana Pereira Santana profdrica@yahoo.com.br Adriano Da Fonseca Melo adriano060569@yahoo.com.br <p>Este trabalho analisa, sob as perspectivas da Teoria Lexical e da Antropologia Linguística, em que medida unidades léxicas veiculadas em editoriais jornalísticos, alusivas à temática ‘corrupção’ e organizadas em campo léxico, espelham aspectos da relação léxico, língua e cultura. Como referencial teórico adotaram-se autores como Sapir (1961), Coseriu (1977); Biderman (1987); Laraia (1986) e Duranti (2000), que tratam, respectivamente, sobre Etnolinguística, Linguística, Lexicologia; Antropologia Cultural e Antropologia Linguística. Para desenvolvimento do estudo, foi traçado o seguinte percurso metodológico: primeiramente, definição da fonte e do <em>corpus,&nbsp;</em>seguida da consulta a jornais brasileiros, com levantamento dos dados sobre o campo léxico “corrupção”. Na sequência, os dados foram quantificados e organizados para posterior análise sob a ótica da Teoria Lexical e da Antropologia Linguística. O universo de dados registrados reuniu unidades léxicas como&nbsp;<em>investigar, desviar, transparência, moral, combate, votação, investigação, recurso, imposto,&nbsp;</em>entre outras. Pela análise realizada, depreende-se que unidades léxicas complexas como&nbsp;<em>poder público, saúde pública, patrimônio público, interesse público e dinheiro público&nbsp;</em>denotam a mudança de perspectiva das ações de corrupção que, anteriormente, assumiam um papel mais individualizado. O trabalho contemplou, além de aspectos linguísticos, dimensão extralinguística, à medida que elementos da vida social e, sobretudo, da cultura foram também considerados.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13342 A performatividade do preâmbulo da carta da Organização das Nações Unidas 2022-06-19T19:11:36-03:00 Alan Tocantins Fernandes alantfernandes@gmail.com <p>Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo da performatividade do preâmbulo da Carta da Organização das Nações Unidas dentro da perspectiva da enunciação a partir de John Austin, Oswald Ducrot e Eduardo Guimarães. Investigamos de que forma os sentidos são constituídos, observando conceitos de temporalidade e da cena enunciativa na performatividade do texto, ambos explorados por Guimarães, no espaço político-enunciativo, bem como a maneira pela qual as finalidades do texto são significadas e formuladas. Constatamos que a performatividade do preâmbulo não é única, se sustentando por enunciados coordenados que, assim como a cena enunciativa, podem ser constituídas de lugares sociais de sujeitos diversos.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13585 Direito(s) Linguístico(s) e a Língua Brasileira de Sinais: um olhar sobre as pesquisas no âmbito da Pós-Graduação brasileira 2022-06-19T20:22:33-03:00 Hanna Beer Furtado hannabeerfurtado@gmail.com <p>A noção de direitos linguísticos adquiriu força internacional a partir de meados do século XX e têm ganhado cada vez mais espaço acadêmico-científico em diferentes áreas. A aproximação das ciências jurídicas e dos estudos da linguagem têm apontado não só para a um rol de direitos linguísticos a ser garantido, mas para a emergência do “Direito Linguístico” como campo que se constitui por diversos elementos, sendo os “direitos linguísticos” em espécie um de seus objetos. Sendo assim, neste artigo, verificamos como as pesquisas realizadas em pós-graduações abordam estas concepções de direito(s) linguístico(s) voltados a Libras, uma das línguas que compõe a diversidade linguística brasileira, alvo de políticas e normas que regulam seu uso e difusão. Para tanto, realizamos um mapeamento de teses e dissertações voltadas a essa temática e encontramos dezessete publicações desde 2017. Estes trabalhos, distribuídos em nove eixos temáticos e sustentados por diferentes abordagens teórico-metodológicas, apontam para a concepção dos direitos linguísticos em espécie, abordando a sua garantia (ou não) para a efetivação de outros. Por fim, sugerimos que investigações futuras se debrucem sobre demais elementos constitutivos do Direito Linguístico para guiar com mais precisão a concepção, efetivação e fruição das políticas geradas por normas de direito linguístico.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13177 Por um pensar com a alma: a estória de Riobaldo como gesto do pensar-sentir 2022-07-21T16:38:59-03:00 André Luiz Silveira da Cunha Melo andre.lscmelo@ufpe.br <p>Este breve artigo aproxima o pensar-sentir da prosa rosiana, demonstrada com excelência em <em>Grande Sertão: Veredas</em>, com a razão-poética de María Zambrano, em uma tentativa de defender a literatura (poesia) como maneira válida e coerente de pensar a realidade na contemporaneidade. Para tanto, é sugerido o papel do poeta como uma espécie de místico que “sacraliza” os espaços ao conciliar caos e ordem em um gesto criativo que tenta organizar o mundo. Admitir a poesia – o caos – como parte dessa organização é essencial para (re)criar a realidade a todo instante e engenhosamente significa-la e compreende-la, percebendo o mundo como uma confluência de estórias (do campo das possibilidades) e não uma história (lógica e factual).</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13182 Admirável mundo novo: leitura e letramento entre estudantes da UFF 2022-05-27T16:54:04-03:00 Joaci Pereira Furtado joacifurtado@id.uff.br Rosane Barbosa Marendino rmarendino@id.uff.br <p>Apresentação preliminar de resultados parciais sobre as práticas culturais (especialmente leitura) de estudantes da Universidade Federal Fluminense. O artigo comenta esses resultados, convencido de que eles retratam mudanças importantes e definitivas nos hábitos do estudantado quanto à cultura (entendida em seu sentido estrito, sociológico, e amplo, antropológico). Na conclusão, tenta convocar a instituição a compreender esse novo mundo que adentra suas salas de aula.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13223 Literatura e oralidade em Água funda, de Ruth Guimarães 2022-06-17T14:15:30-03:00 Mara Lívia Farias Cardoso maraliviafc@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o romance <em>Água funda</em> (1946), de Ruth Guimarães, destacando a presença da oralidade, bem como dos elementos da cultura popular. A obra apresenta um discurso calcado em expressões coloquiais da linguagem interiorana, num enredo que remete a um conjunto de acontecimentos nos quais se manifestam as lendas da tradição oral do folclore brasileiro. Partindo das considerações acerca das relações entre a oralidade e a literatura, discorremos acerca dos diálogos e das intersecções entre a escrita e a oralidade na obra em questão. Paul Zumthor (1993), Dino Preti (2001; 2012) e Irene Machado (1995) são algumas das referências utilizadas para fundamentar a abordagem desse conteúdo.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13476 Análise teórica sobre Como e por que ler a poesia brasileira do século XX, de Ítalo Moriconi, À luz da teoria da história da literatura 2022-05-30T10:43:11-03:00 Janaína Buchweitz e Silva janaesilva@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é analisar o volume <em>Como e por que ler a poesia brasileira do século XX</em>, de Ítalo Moriconi, partindo de referencial teórico pertinente acerca de questões que circundam os estudos contemporâneos sobre história da literatura e cânone literário, baseado em autores como Cairo (2010), Schmidt (1996), Vieira (2003), Olinto (2008) e Zilberman (2010), para a seguir defender que o referido volume pode ser lido nos moldes de uma história da literatura contemporânea.</p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13523 A Leitura como um acontecimento de sentido 2022-06-19T20:01:32-03:00 Verena Santos Andrade Ferreira verena0806@yahoo.com.br <p align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">Esse a</span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">rtigo</span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;"> traz uma reflexão acerca da leitura como experiência de sentido, aquilo que acontece ao sujeito, conforme entendimento do espanhol Larossa Bondía, professor da Faculdade de Barcelona e pós-doutor pelo Instituto de Educação de Londres, que pensa a leitura a partir de uma perspectiva distinta daquela em que historicamente foi forjada, sob as expectativas das classes hegemônicas, que determinam os efeitos desejados para essa atividade. Por sua vez, essas expectativas desconsideram a historicidade de muitos sujeitos, especialmente daqueles cujas leituras se afastam dos padrões estabelecidos. O objetivo desse a</span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">rtigo</span></span><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">, construído a partir de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, é, à luz do conceito e dos princípios da experiência, resgatar a legitimidade de determinados “efeitos” da leitura, pois, ainda que tenha sido reconhecida a historicidade do leitor na construção do sentido do texto, este ainda é pensado através da razão instrumental e de padrões hegemônicos consolidados por diferentes agências.</span></span></p> 2022-08-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022