Sobre a Revista

Foco e Escopo

Mundaú é uma revista eletrônica semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Recebe artigos em fluxo contínuo e na forma de dossiês temáticos com o objetivo de contribuir com o debate antropológico, o avanço da pesquisa e a divulgação de artigos dos especialistas da área, trazendo temas e questões do debate contemporâneo da disciplina.  A Revista Mundaú está aberta à colaboração de pesquisadores de universidades e de instituições de pesquisa nacionais e internacionais na área da antropologia com trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e, em sendo o caso, ao cumprimento de suas recomendações. São levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição para as Ciências Sociais e a linha temática da revista. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Periodicidade

A Revista Mundaú tem periodicidade semestral e formato eletrônico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Conselho Editorial

 

Cornelia Eckert

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Etienne Samain Universidade Estadual de Campinas

Fernanda Aguiar Carneiro Martin

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Gastón Carreño Centro de Estudios en Antropología Visual
Gilles Bibeau Université de Montréal
Guillermo Wilde

Universidad Nacional de San Martín

José Ribeiro Universidade Federal de Goiás
José Sérgio Leite Lopes

Museu Nacional

João Pacheco de Oliveira Museu Nacional

Juan Pedro Viqueira Albán

Colegio de Mexico

Maria Graciela Alcalá

Instituto Politécnico Nacional

Melissa Creary

Michigan University

Nuno Porto

University of British Columbia

Otávio Velho

Museu Nacional

Robert Crépeau

Université de Montréal

Soraya Fleischer

Universidade de Brasília

Sponsors

Histórico do periódico

Mundaú é uma revista eletrônica semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Mundáu, palavra tupi, significa “o rio das chuvas ou das cascatas” e é imagem, então, de receptáculo e de abundância. Mundáu é também o nome de uma das mais importantes lagoas que fazem o complexo lagunar Mundáu-Manguaba, em Maceió-AL, e em torno do qual muitas cidades surgiram e muitas práticas culturais se consolidaram e se atualizam.