Turismo e lazer de terceira idade no Brasil

uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020

Autores

  • Mateus de Sá Barreto Barros Universidade Federal do Maranhão
  • Juarez Freitas Amador Universidade Federal do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)
  • Vanderley Rabelo de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Palavras-chave:

lazer, terceira idade, segmentação de mercado

Resumo

A atividade turística, nos últimos anos, vem se desenvolvendo e se reinventando na sociedade. Tal condição permite que este setor abarque diferentes públicos e demandas, sejam estes sociais, culturais e/ou econômicas. É neste caminho, que este trabalho objetiva analisar o segmento de lazer, voltado ao público da terceira idade como base para a elaboração de destinos e pacotes turísticos que atendam a esta demanda. Atualmente, este público procura usufruir do turismo como ferramenta de ocupação do seu tempo livre, seja com a finalidade de um simples lazer, ou como instrumento de autoconhecimento, além de descobrir novos lugares, realizar aventuras, exercício da fé e de saúde, dentre outros. Com isto, este trabalho propõe fazer uma análise sobre como esta segmentação de mercado vem se desenvolvendo, o que tem sido feito de novo para atender este público, principalmente, durante os últimos anos, mais especificamente 2015 a 2020. Desse modo, esta pesquisa se qualifica pelo seu caráter documental e bibliográfico. O referencial teórico, por seu turno, constrói-se com base em autores como: Ribeiro (2020); Silva (2016); Dias e Aguiar (2002); Guedes (2009); Santos e Bertoldi (2012); dentre outros. Estes, abordam desde os aspectos mais conceituais sobre o público da terceira idade na sociedade, sua participação no mercado turístico, assim como a percepção desse público como um novo nicho a ser explorado. Conclui-se, nesse caminho, que a atividade turística se mostra como um lazer a ser explorado por este público, para além de simples serviços/produtos de consumo e como um direito social destes indivíduos.  

Biografia do Autor

Mateus de Sá Barreto Barros, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo (DIVERSITAS/USP).Docente do Curso de Bacharelado em Turismo do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA

Juarez Freitas Amador, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Turismo pelo Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).Docente do Curso Interdisciplinar em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão (CCSB/UFMA)

Vanderley Rabelo de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult/UFMA.Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Barreirinhas

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Publicado

2022-12-22

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