São João da Parnaíba: a demanda do evento sob a ótica do turismo

Autores

  • Joseane da Conceição Sousa UFPI
  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Turismo, Produto turístico, Eventos culturais, São João da Parnaíba

Resumo

Este trabalho foi realizado com objetivo de analisar o evento São João da Parnaíba (Piauí-Brasil) a partir de sua demanda, este por se tratar de um evento cultural surge da fusão de dois segmentos turísticos, sendo eles: turismo cultural e turismo de eventos. Os eventos culturais que tem se tornado importante na atividade turística, dentre os exemplos de maiores expressividade, cita-se as Festas de São João, que por sua vez é o objeto de estudo deste trabalho. Com propósito de identificar turistas no evento, já que este coincide com o período de alta temporada na cidade, a fim de viabilizar a importância do evento como alternativa de turismo em Parnaíba-PI. Para subsidiar o estudo abordaram-se temas como turismo cultural, turismo de eventos, eventos culturais como produto turístico, comportamento do consumidor e breve histórico do São João da Parnaíba. A metodologia aplicada foi através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta utilizou-se questionário e entrevistas para a coleta de dados no trans e pós-evento. Ficou evidente que o evento São João da Parnaíba possui potencial para ser um produto turístico que incremente a oferta turística. Desse modo, o evento é uma oportunidade para um novo segmento turístico e posteriormente o desenvolvimento do turismo em Parnaíba.

Biografia do Autor

Joseane da Conceição Sousa, UFPI

Graduação em Turismo (Bacharel em Turismo) pela Universidade Federal do Piauí

André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutorado em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba).

Downloads

Publicado

01/08/2015

Edição

Seção

Artigos