Patrimônios cultural e natural no turismo: potencialidades do município de Piracuruca, Piauí, Brasil

Autores

  • Roberta Celestino Ferreira
  • Wilza Gomes Reis Lopes Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • José Luis Lopes Araújo Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Turismo, Desenvolvimento local, Lazer, Piracuruca

Resumo

O turismo é uma ferramenta de desenvolvimento que une valorização cultural, trabalho e defesa do patrimônio. O município de Piracuruca, localizado no norte do Estado do Piauí, Brasil, caracteriza-se por apresentar atrativos turísticos históricos e naturais, que podem vir a complementar a economia e contribuir para o desenvolvimento local. Com base na importância da valorização do turismo para o crescimento qualitativo de grupos humanos, este trabalho tem como objetivo abordar a importância da preservação do patrimônio cultural e de caracterizar o município de Piracuruca, destacando suas potencialidades turísticas. Foi realizada a caracterização socioeconômica e geográfica do município de Piracuruca e analisados os potenciais elementos para o desenvolvimento da atividade turística, por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde se primou pela observação analítica dos locais com potencial para o desenvolvimento turístico, levando em consideração os conceitos de desenvolvimento local e preservação patrimonial. Foi observado que Piracuruca dispõe de um rico acervo de patrimônio cultural, formado por seu conjunto arquitetônico, pelas diversas manifestações culturais existentes, pelos atrativos naturais da região, como o Parque Nacional de Sete Cidades e pela potencialidade de lazer e recreação, propiciada pela Barragem de Piracuruca, que podem favorecer o desenvolvimento da atividade turística. Contudo, necessita-se de melhoria da infraestrutura para atendimento aos visitantes, além de políticas públicas de fortalecimento da identidade cultural do local e melhor divulgação do patrimônio e da potencialidade turística do município.

Biografia do Autor

Roberta Celestino Ferreira

Turismóloga, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) , Universidade Federal do Piauí, UFPI.

Wilza Gomes Reis Lopes, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Arquiteta, Professora Doutora do Departamento de Construção Civil e Arquitetura e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

José Luis Lopes Araújo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Geógrafo, professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFPI

Downloads

Publicado

17/01/2016

Edição

Seção

Artigos