Planejamento do Turismo e stakeholders: abordagens, concepções, metodologias

Autores

  • Marcilio Lins de Medeiros Brito Universidade de Aveiro
  • Carlos Manuel Martins da Costa Universidade de Aveiro
  • Zélia Maria de Jesus Breda Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Planejamento do turismo, Stakeholders, Sustentabilidade, Participação social, Comunidade local

Resumo

Este artigo visa à revisão da literatura produzida acerca do planejamento turístico e da participação de stakeholders, de modo a apresentar o state of art da investigação na área. O planejamento é função essencial para o desenvolvimento do turismo em qualquer destinação turística. Sem um processo de planejamento sistemático e institucionalizado, a atividade turística acontece de forma improvisada e tem seu desenvolvimento e sustentabilidade comprometidos. Para melhor entender como os investigadores têm tratado essas questões e quais conclusões foram apresentadas, buscou-se os artigos científicos produzidos no período de 1990 a abril de 2013, em bases de dados de produção científica, com seleção final de 23 artigos. Os principais resultados apontam para a existência de um planejamento do turismo falho ou inexistente, ausência de sustentabilidade no planejamento e prática do turismo, ausência ou baixa participação dos stakeholders, sobretudo da comunidade local, e a necessidade de aperfeiçoar a colaboração, as parcerias, a comunicação e os mecanismos de coordenação entre os diversos stakeholders.

Biografia do Autor

Marcilio Lins de Medeiros Brito, Universidade de Aveiro

Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, mestre em administração pela UFRN, membro da carreira de Técnicos em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo de Sergipe.

Carlos Manuel Martins da Costa, Universidade de Aveiro

Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. É Doutor e Mestre em Turismo pela Universidade de Surrey (Reino Unido).

Zélia Maria de Jesus Breda, Universidade de Aveiro

Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e diretora do Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo. Doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro.

Downloads

Publicado

17/01/2016

Edição

Seção

Artigos