Patrimônio, turismo e culturas populares: vários agentes, múltiplos desafios

Autores

  • Marluce Reis Magno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Regina Maria do Rego Monteiro Abreu Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Atualmente, a Folia de Reis Fluminense pleiteia o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN. Trata-se de uma expressão cultural ressonante na cidade de Valença. O município realiza um dos Encontros de Folia de Reis mais antigo do país (em 2018 teve sua 47ª edição). Os agentes econômicos e públicos vêm se dedicando a desenvolver o turismo cultural, apostando nas singularidades históricas da Região do Vale do Café fluminense (inclui Valença), que se materializariam nas edificações da época e expressões da cultura popular ali existentes.O turismo cultural pode ser entendido como um “campo” no sentido bourdiano. Entre concessões e resistências, grupos de culturas populares interagem com agentes do poder público e econômico. Perspectivas de ajuda financeira tem sido sua principal motivação mas, o quanto estarão dispostos a flexibilizar nos valores e significados que configuram sua identidade para consegui-la? Quanto de interferência nos saberes e práticas ancestrais que detêm, e conformam sua memória coletiva, esses grupos estarão dispostos a assimilar? Se resistem, que mecanismos utilizam? Este artigo pretende refletir sobre tais questões, tomando como caso de estudo o movimento de Folia de Reis do município de Valença-RJ, a partir de pesquisa de campo realizada, e interagindo com o trabalho de outros pesquisadores na área das culturas populares.

Biografia do Autor

Marluce Reis Magno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda em Memória Social pelo PPGMS/UNIRIO

Regina Maria do Rego Monteiro Abreu, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Bolsista de Produtividade do CNPq 2; Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2012/2013). Atuou como pesquisadora visitante no Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro (2014 e 2016). Professora Associada 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Orientadora de Mestrado e Doutorado com 118 orientações concluídas e dez (10) orientações em andamento, sendo que duas delas em regime de co-tutela com a Université de Avignon e a Universidade Lusófona. Integrante do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social/UNIRIO (certificado pela CAPES/área Interdisciplinar), Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Memória, Cultura e Patrimônio; Coordenadora do Projeto O mundo lusófono e os "patrimônios híbridos com apoio CNPq, Consultora Internacional do Projeto SOMA (Inet-md-Universidade de Aveiro); Coordenadora da REDE DE ESTUDOS E PESQUISAS DE PRÁTICAS PATRIMONIAIS.

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Publicado

2019-03-29