PERSPECTIVAS MULTI, PLURI, INTER E TRANSDISCIPLINAR NO TURISMO

Autores

  • Mayara Ferreira de Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kerlei Eniele Sonaglio Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Conhecimento Turístico, Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade.

Resumo

As disciplinas ou áreas de conhecimento podem interagir em níveis de complexidade diferentes sob as perspectivas da multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Diante disso, este estudo abordará a diferença entre essas abordagens baseando-se na pesquisa bibliográfica e eletrônica, selecionando textos dos principais autores destas temáticas e refletindo sobre tais abordagens no âmbito do turismo. Ao final do trabalho, destaca-se que o turismo deve ser estudado sob uma perspectiva mais global e eficiente, sendo a transdisciplinaridade apontada como uma excelente forma para possibilitar a unificação sem sobreposição de disciplinas para a transmissão, compreensão e compartilhamento do conhecimento turístico.

Biografia do Autor

Mayara Ferreira de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnica em informática pelo IFRN. Técnica em Guia de Turismo Regional pelo SENAC/RN. Bacharel em Turismo pela UFRN e Pós-graduanda em Turismo. Bolsista REUNI, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Kerlei Eniele Sonaglio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo (FASSESC). Mestre e Doutora em Engenharia Ambiental (UFSC). Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Downloads

Publicado

2013-07-02

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.