A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil

Ewerton Reubens Coelho-Costa

Resumo


O artigo versa sobre o mercado de cervejas e o turismo cervejeiro no Brasil. Apresenta considerações sobre a origem da cerveja no mundo, a chegada da bebida ao Brasil e o panorama de produção e consumo da bebida no país, na contemporaneidade. Trata-se de um estudo exploratório com base na revisão bibliográfica, que tem como objetivo averiguar o potencial da cerveja artesanal para o desenvolvimento do turismo cervejeiro brasileiro. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o número de cervejaria artesanais no Brasil é incerto pela falta de dados oficiais; o turismo cervejeiro no Brasil tem maior expressividade a partir da existência de eventos ligados à cerveja; o Brasil dispões de roteiros turísticos para este nicho do mercado onde um dos principais atrativos está na visitação às fabricas de cerveja para entender o processo de fabricação e degustar diferentes tipos da bebida.

 Palavras-chave: Cerveja, turismo cervejeiro, mercado.


Palavras-chave


Turismo cervejeiro; Cerveja; Mercado

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).