INTERCULTURALIDADE EM PRÁTICA: RELATOS DA MONITORIA NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA DA UFG, DESIGUALDADE E OS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Brennda Maíra Gonsalves Leitão

Palavras-chave:

Monitoria. Interculturalidade. Intercâmbio. Saberes.

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade relatar a monitoria no curso de licenciatura em educação intercultural da UFG. A monitoria ocorreu em quatro ocasiões diferentes: a primeira no curso/tema "Jogos e Brincadeiras e Suas Funções Sociais" realizado no Núcleo de Educação intercultural Takinahaky - UFG, em Goiânia no ano de 2016. A segunda e terceira monitoria aconteceram nesse mesmo ano, mas em Terras Indígenas Araribóia no Município de Amarante - MA, durante as etapas de estudos em terras indígenas na Aldeia de Novo Funil e na Aldeia de Juçaral. A quarta monitoria, também em terras indígenas, aconteceu em 2017, na aldeia de Ipu na Terra indígena Bacurizinho, Município de Grajaú - MA. As atividades realizadas foram de observação e apoio das atividades pedagógicas. Ocorrendo então, um intercâmbio frequente de conhecimentos a partir das apresentações dos resultados das pesquisas dos alunos e também através das conversas informais, tanto com os alunos, quanto com os moradores da comunidade, abordando sempre temas como mitos, histórias das formações das aldeias etc.

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Publicado

30/08/2018

Edição

Seção

Resumos do I Congresso Internacional de Direito Público dos Direitos Humanos e Políticas de Igualdade