REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDO ORGÂNICO ORIUNDO DA MERENDA ESCOLAR POR MEIO DA COMPOSTAGEM

Autores/as

  • Ana Paula Ferreira Barbosa IFTO-Campus Araguatins

Resumen

Este trabalho corresponde a um Projeto de Extensão, desenvolvido pelo IFTO-Campus Araguatins, realizado na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Denise Gomide Amuí, localizada no município de Araguatins-To. Cujo objetivo foi de promover a conscientização da comunidade educacional sobre questões ambientais, com foco na problemática de resíduos sólidos orgânicos e apresentar a compostagem como um excelente recurso para a diminuição dos mesmos. O projeto constituiu inicialmente com a implantação da compostagem, que foi realizada com os resíduos sólidos orgânicos, provenientes da merenda escolar, coletados num período de 23 dias, descartando os sábados e domingos. Ao invés de descartados, foi transformada em um composto, rico em matéria orgânica, que foi destinado a horta implantada nas dependências da escola. No decorrer do projeto, a compostagem mostrou-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento da Educação Ambiental, de conscientização, realizada de uma forma bem simples, além de fácil entendimento para todos os participantes do referido projeto.

 

Descargas

Biografía del autor/a

Ana Paula Ferreira Barbosa, IFTO-Campus Araguatins

Formada em Tecnico em Agropecuária pelo IFTO-Campus Araguatins, atualmente estou cursando Bacharelado em Agronomia no IFTO-Campus Araguatins.

Publicado

2018-05-29

Cómo citar

FERREIRA BARBOSA, Ana Paula. REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDO ORGÂNICO ORIUNDO DA MERENDA ESCOLAR POR MEIO DA COMPOSTAGEM. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/era/article/view/5076. Acesso em: 16 jul. 2025.