Clube de revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade

Autores

Resumo

No cenário atual de isolamento social, novas estratégias de ensino-aprendizagem são requeridas. Assim, para alcançar os objetivos do PET-Saúde/Interprofissionalidade, os discentes pensaram no “Clube de Revista” para continuarem desenvolvendo seu processo de aprendizado e troca de experiências de forma remota. O objetivo é descrever o clube como estratégia de ensino-aprendizagem em Educação Interprofissional em contexto de pandemia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A estratégia se desenvolve em pequenos grupos de discentes moderada pela preceptoria e tutoria do projeto em reuniões virtuais quinzenais. Cada discente seleciona um artigo científico relacionado ao tema interprofissionalidade de forma livre, em seguida é realizada a sua leitura crítica e propostos elementos para a discussão e reflexão do grupo. A proposta do clube permitiu avaliar alguns componentes da abordagem interprofissional: comunicação, interação e colaboração com os demais integrantes. O principal limitador da experiência foi a modalidade de reuniões virtuais. Essa estratégia foi considerada promotora da autonomia dos discentes, visto que a proposta partiu destes, tendo sido discutida e validada metodologicamente pelos preceptores e tutores. Observou-se ainda que a motivação e o interesse tenham sido elementos significativos no processo de aprendizagem facilitado pela estratégia de livre seleção do artigo.

Biografia do Autor

Alexia Jade Machado Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Psicóloga pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Andréia Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Amanda Azevedo Torres, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Lucélia Soares da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba

Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba, Piauí, Brasil.

Eneida Anjos Paiva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Docente do Bacharelado em Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Referências

Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, De Luca GG, Henklain MHO, Panosso MG, Kienen N, Beltramello O, Gonçalves VM. Ensino Superior em tempo de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas; 2020; 41.

Piazzolla LP, Scoralick FM, Sousa JB. Clube de revista como estratégia de aprendizado na residência médica. Brasília médica; 2012; 49(1).

Draganov PB, Silva MRG, Neves VR, Sanna MC. Clube de revistas: experiência de um grupo de pesquisa. Revista Brasileira de Enfermagem; 2018; 71(2).

De Lima DVM. Desenhos de pesquisa: uma contribuição para autores. Online Brazilian Journal of Nursing; 2011; 10(2).

Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface Comunicação, Saúde, Educação; 2016; 20(56).

Sousa SV, Rossit RAS. Dilemas e perspectivas dos recursos humanos em saúde no contexto da pandemia. Enferm. Foco 2020, Especial; 2020; 11(1).

Moita FMGSC, Andrade FCF. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de insociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação; 2009; 14(41).

Publicado

25/06/2021

Como Citar

Sousa, A. J. M., dos Santos, A. F., Torres, A. A., da Silva, L. S., & Paiva, E. A. (2021). Clube de revista como estratégia de aprendizagem no PET-Saúde/Interprofissionalidade. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6, e02106011. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/11514

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA