Importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106025

Resumo

Identificar na literatura aspectos relacionados a importância da educação em saúde durante a gravidez. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. O levantamento da produção científica foi realizado mediante a seguinte questão norteadora: “Qual a importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez?”. Foram efetuadas buscas nas bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scopus através do Portal Capes. Para a seleção dos artigos, foram utilizados os seguintes descritores: “Importância”, “Grupos, “Educação em saúde” e “Gravidez”, em combinação, por meio do operador booleano AND. A pesquisa foi realizada em Outubro de 2020. Os critérios de inclusão utilizados para seleção dos artigos foram: texto completo, artigos na íntegra, disponível eletrônica e gratuitamente e indexados nas bases, no recorte temporal compreendido entre 2016 a 2020, no idioma português. Como critérios de exclusão: textos duplicados, cartas ao editor, editoriais, teses e dissertações. Foram encontrados 157 artigos científicos. Porém, após aplicar os critérios de elegibilidade restringiram-se a 10 obras. Os grupos de educação em saúde são grandes aliados no conhecimento e percepção das gestantes acerca de todos os aspectos que permeiam o ciclo gravídico-puerperal. Logo, estes devem ser priorizados nos serviços de Atenção Primária a Saúde (APS), visto que a APS é caracterizada como um serviço que promove saúde através de práticas educativas em seus territórios de abrangência.
Descritores: grupos; educação em saúde; gravidez.

Referências

Alves FLC, Castro EM, Souza FKR, Lira MCPS, Rodrigues FLS, Pereira LP. Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2019; 40: 01-08.

Brandão MGSA, Rocha SP, Cavalcante ASP, Bezerra MAC, Vasconcelos MIO. Educação em Saúde como Estratégia de Qualificação da Assistência às Gestantes no Interior do Ceará. Rev Enferm Health Care. 2020; 9: 127-35.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

Fagundes DQ, Oliveira AE. Educação em Saúde no Pré-natal a partir do referencial teórico de Paulo Freire. Trab. Educ. Saúde. 2017; 15: 223-43.

Fabbro MRC, Lima MP. A experiência paterna de pais de “primeira viagem” no cuidado do bebê nos primeiros três meses de vida. Atas CIAIQ. 2017; 2: 166-75.

Jacob LMS, Mafetoni RR, Figueira MCS, Lopes MHBM, Shimo AKK. Ações educativas para prevenção de complicações relacionadas à gestação. Rev Enferm Atual In Derme. 2019; 87: 01-09.

Maia A K, Silva BYC, Moreira LCJ. Eficácia de Intervenções Educativas com Gestantes sobre o Grau de Conhecimento em Aleitamento Materno. Rev Bras Promoç Saúde. 2019; 32: 01-09.

Mazzetto FMC, Prado JTO, Silva JCC, Siqueira FPC, Marin MJF, ECAMES L. et al. Sala de espera: educação em saúde em um ambulatório de gestação de alto risco. Saúde e Pesqui. 2020; 13: 93-104.

Neves AM, Mendes LC, Silva SR. Práticas educativas com gestantes adolescentes visando a promoção, proteção e prevenção em saúde. Rev Min Enferm. 2015; 19: 241-44.

Pereira IP, Giotto AC. Percepção das gestantes em relação ao atendimento pré-natal de baixo risco. Rev Inic Cient Ext. 2019; 2: 250-57.

Queiroz MVO, Menezes GMD, Silva TJP, Brasil EGM, Silva RM. Grupo de gestantes adolescentes: contribuições para o cuidado no pré-natal. Rev Gaúcha Enferm. 2016; 37: 01-07.

Silva JCB, Lima RMC, Lins MARA, Lemos MEP, Carvalho MVG, Silva SV. Oficina Educativas com Gestantes sobre Boas Práticas Obstétricas. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13: 255-60.

Silva MEP, Jurado SR, Feitosa LG, Marta IER, Zuque FTS, Valadão FB. Rodas de conversa com gestantes como estratégias para promoção à saúde no período pré-natal. Rev Nursing. 2020; 23: 3760-3765.

Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014; 48: 335-45.

Sousa LMM, Severino S, Vieira CM, Antunes V. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Rev. Investigação em Enfermagem. 2017; 02: 17-26.

Souza EVA, Bassler TC, Taveira AG. Educação em Saúde no Empoderamento da Gestante. Rev enferm UFPE on line. 2019; 13: 1527-1531.

Downloads

Publicado

26/08/2021

Como Citar

Dias, J. C. A., & Quirino, S. R. (2021). Importância dos grupos de educação em saúde durante a gravidez. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6, e02106025. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106025

Edição

Seção

CONITES 2020