Perdão, confiança e amizade: Valorização dos sentimentos de dependentes químicos

Autores

Resumo

O Projeto de Extensão AMAR: CI pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tem como um de seus objetivos a Educação em Saúde para o público acometido pela dependência e abuso de substâncias psicoativas através da atuação nas comunidades terapêuticas de Maceió. Uma das ações do projeto aconteceu na Casa Betânia, comunidade terapêutica que acolhe o público feminino, e teve como objetivo a manutenção da saúde mental das acolhidas através de atividades para valorizar e fortalecer os sentimentos de perdão, confiança e amizade. Tal demanda foi percebida pelos integrantes do projeto ao conversar com as mulheres da comunidade e saber suas histórias que foram marcadas por um passado permeado pelo abandono, rejeição, violência e medo. O resultado das atividades realizadas foi contundente com a literatura científica e influenciou positivamente o bem estar desse público, mais especificamente na qualidade de saúde mental. Logo, nota-se a importância e a necessidade de realização de ações voltadas a esse público que integrem o cuidado a saúde de forma total e individualizada.

Referências

. Barros, É et al. Prevalência e Fatores Associados à Violência por parceiro íntimo em mulheres de uma comunidade em Recife/Pernambuco, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, V. 21, P. 591-8, 2016.

Barros ÉND, Silva MA, Neto GHF, Lucena SG, Ponzo L, & Pimentel AP. Prevalência e fatores associados à violência por parceiro íntimo em mulheres de uma comunidade em Recife/Pernambuco, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2016; 21, 591-598.

Abdo, A. Superação X Rejeição: Aprendendo a Ser Livre. 1º Edição. São Paulo: Editora Canção Nova, 2017.

Dutra, V; Oliveira, R. Revisão Integrativa: As Práticas Territoriais De Cuidado Em Saúde Mental. Aquichan, 2015; 15: 529-540

Soaigher, K; Acencio, F; Cortez, D. O Poder Da Vaidade E Do Autocuidado Na Qualidade De Vida. Cinergis, 2016; 18: 69-72

Downloads

Publicado

18/06/2021

Como Citar

Duarte, R. M. B. (2021). Perdão, confiança e amizade: Valorização dos sentimentos de dependentes químicos. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6, e02106008. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/11758

Edição

Seção

CONITES 2020