Perspectivas do sofrimento humano: extensão universitária com adolescentes em escola pública

Autores

  • Diana Sales Cavalcante Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-1121-2159
  • Ísis Maia e Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Laura Caroline Fuhr
  • Lilian Beatriz Silva Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • Sandra Lopes Cavalcanti Universidade Federal de Alagoas
  • Susane Vasconcelos Zanotti Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106037

Resumo

Descrever as ações de extensão universitária realizada com adolescentes em escola pública estadual de Alagoas, destacando as contribuições da integração entre estudantes e professores de medicina e psicologia para a formação profissional na abordagem do sofrimento humano. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Projeto de Extensão ‘Na Própria Pele’, entre abril e agosto de 2019, vinculadas ao Projeto Integrador (PI) da escola. Foram realizados cinco encontros sobre depressão embasados no aporte teórico da psiquiatria e da psicanálise. Sua preparação e realização exigiram investigação e interlocução entre os estudantes das duas áreas, medicina e psicologia, bem como adaptação da linguagem técnica e uso de recursos artísticos. Destacou-se os desafios enfrentados pelos extensionistas e os efeitos da participação no projeto de extensão. A abordagem integrada entre estudantes de medicina e psicologia configurou um importante exercício de aproximação do trabalho interdisciplinar com vistas a construção nos modos de intervenção na comunidade e promoção de saúde, a partir de uma perspectiva não reducionista do sofrimento humano.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

Cavalcante, D. S., Silva, Ísis M. e, Fuhr, L. C., Rodrigues, L. B. S., Cavalcanti, S. L., & Zanotti, S. V. (2021). Perspectivas do sofrimento humano: extensão universitária com adolescentes em escola pública. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106037. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106037

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)