Desenvolvimento motor de escolares participantes de projeto sociais

Autores

  • Emerson Peter Universidade Feevale
  • Diego Matheus Schaab Universidade Feevale
  • Denise Bolzan Berlese Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106050

Resumo

O presente estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática e teve por objetivo pesquisar a classificação do desenvolvimento motor de escolares participantes de projetos sociais. Nesse sentido, realizou-se uma busca na plataforma do Google Acadêmico, onde foram encontrados 282 artigos. Como estratégia de busca, utilizou-se os descritores: desenvolvimento motor, projeto social, EDM, e escolares alternando os idiomas português e espanhol. Para inclusão dos artigos, foram seguidos os seguintes critérios: os estudos deveriam apresentar uma avaliação motora de escolares em projetos sociais entre os anos de 2015 a 2020. No sentido de encontrar os artigos, foi realizada a leitura do resumo. Quando a leituras foi suficiente para averiguar se contemplava os critérios de inclusão, o artigo foi lido na íntegra para determinar sua elegibilidade. Após considerar os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se 6 artigos, os quais 4 apontam melhoras significativas no desenvolvimento motor dos escolares investigados. Nessa perspectiva pode-se inferir que a intervenção e o acompanhamento de um profissional de Educação Física são fundamentais para a melhora do desenvolvimento motor de crianças e jovens e os projetos sociais são uma potente ferramenta de atuação do referido profissional. Por fim, ressalta-se que projetos sociais contribuem para o engajamento em atividades físicas e esportivas, envolvendo a melhora e o aprimoramento do desenvolvimento motor.

Biografia do Autor

Emerson Peter, Universidade Feevale

Graduando em Educação Física pela Universidade Feevale 2021.

Diego Matheus Schaab, Universidade Feevale

Possui graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale (2018), é mestre (2020) e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela mesma instituição. Pesquisa Qualidade de Vida e Inclusão, com o foco nos seguintes temas: aptidão física e qualidade de vida relacionada a saúde.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atua na linha de pesquisa: Saúde e Inclusão Social com enfoque para a temática na Obesidade, Crescimento Físico e Desenvolvimento Motor na Infância e Adolescência. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. Realizou Estágio em Pesquisa na Rede Sarah de Hospitais em Brasília, na área de reabilitação. Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

25/01/2022

Como Citar

Peter, E., Schaab, D. M., & Berlese, D. B. . (2022). Desenvolvimento motor de escolares participantes de projeto sociais. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106050. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106050