QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ESTOMIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v8iunico.17446Resumo
Objetivo: Analisar a qualidade de vida dos pacientes estomizados. Métodos: Estudo transversal de abordagem quantitativa. Os instrumentos utilizados foram EORTC-QLQ-30 e EORTQ QLQ-ANL27, as análises foram realizadas através dos testes Mann Whitney e Kruskal Wallis com significância de (p<0,05). Resultados: Predominou sexo masculino 68,4%, cor/raça parda 57,9%, estado civil de solteiros 57,9%, baixa escolaridade 42,1% e aposentados 52,6%. A maioria dos pacientes tinham colostomias 84,2%, do tipo definitivas 52,7%, causadas por traumas e lesões 36,8%. Os escore de QV mais afetados foram, restrição em atividades de lazer (p<0,04). Na função sexual dificuldades em estabelecer relacionamentos, solteiros (p<0,04), feminino apresentam sintomas físicos (p<0,02). Conclusão: A qualidade de vida referida dos pacientes foi considerada satisfatória de modo geral. Entretanto, observou-se que o sexo masculino apresentou dificuldades em atividades diárias quando comparadas ao sexo feminino prevaleceram com sintomas físicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.