A Humanização Enquanto Componente da Formação em Saúde: A Visão de Discentes de Graduação

Autores

  • Maria Gicarlia Braz Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL)
  • Margarete Pereira Cavalcante Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3176

Resumo

Objetivo: identificar, sob a ótica de discentes de graduação da área da saúde, qual a contribuição para a sua formação no ensino na saúde, vivenciada nas práticas do projeto de assistência humanizada à mulher e à criança, no período de 2010 a 2013. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem qualitativa, na qual se utilizou a técnica de entrevista não estruturada para a apreensão dos dados. Teve como sujeitos da pesquisa, 14 discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas e do Centro de Estudo Superior de Maceió. A interpretação das falas das entrevistadas foi orientada pela Teoria Análise de Conteúdo de Bardin, como ferramenta para análise dos dados qualitativos. Resultados: o projeto em pauta contribui para a formação de futuros profissionais reflexivos e críticos com o perfil adequado para atuar no Sistema Único de Saúde. Conclusão: A inserção dos discentes em ações de extensão humanizadas, pode resultar na formação de sujeitos comprometidos na transformação das práticas de saúde, agregando novos valores que possibilitam a construção de novos modos de cuidar em sua futura prática profissional.

Biografia do Autor

Maria Gicarlia Braz, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (FAMED/UFAL)

Enfermeira e fisioterapeuta; especialista em educação especial em saúde mental;  mestra em ensino em saúde pela UFAL; integrante do Núcleo de Saúde Pública da FAMED, coordenadora do Projeto Assistência Humanizada à Mulher e à Criança em Maceió/AL.

Margarete Pereira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Serviço Social, Mestrado em Serviço Social, Doutorado em Serviço social da UFPE. Docente do curso de Serviço Social da UFAL.

Downloads

Publicado

28/06/2017

Como Citar

Braz, M. G., & Cavalcante, M. P. (2017). A Humanização Enquanto Componente da Formação em Saúde: A Visão de Discentes de Graduação. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 2(1), 307–318. https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3176

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL