Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Taynara Xavier Cruz Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Wellington Danilo Soares Faculdades Unidas do Norte de Minas - Funorte e Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
  • Raquel Schwenck Mello Vianna Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.6745

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou analisar a produção científica sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior, por meio dos discursos dos discentes deficientes. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, Scielo, e PubMed, entre os anos 2014 a 2018, utilizando-se os descritores controlados Inclusão and Deficiência and Ensino Superior; Inclusão and Ensino Superior; Deficiência and Ensino Superior. A amostra final foi constituída por 07 artigos selecionados após análise dos títulos, resumos e textos na íntegra. Os artigos foram analisados de acordo com os eixos: inserção e permanência. Os resultados demonstraram que o discente com deficiência ainda sente que as barreiras arquitetônicas e humanas são desfavoráveis à sua inclusão no Ensino Superior, tanto no ingresso quanto na permanência. Nesta perspectiva, os próprios discentes sugerem mais divulgação e disseminação de aspectos legais sobre a inclusão, respeito e promoção de capacitação para os profissionais das mais diversas áreas do conhecimento.

 

Biografia do Autor

Taynara Xavier Cruz, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Wellington Danilo Soares, Faculdades Unidas do Norte de Minas - Funorte e Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Raquel Schwenck Mello Vianna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora em Educação pela Universidad Católica de Santa Fe - Argentina. Docente de Libras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH da UFVJM

Downloads

Publicado

27/05/2019

Como Citar

Cruz, T. X., Soares, W. D., & Mello Vianna, R. S. (2019). Inclusão de Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: Uma Revisão Integrativa. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(1), 1062–1075. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i1.6745

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)