Visita Multiprofissional de Saúde: Um Breve Ensaio

Autores

  • Fellipe Alves Rocha da Cruz Universidade Federal de Alagoas
  • Jefferson de Souza Bernardes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.8040

Resumo

Este ensaio busca compreender, problematizar, ampliar e ressignificar o conceito de visita, a partir de diálogos com a literatura e atividades realizadas durante a Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas. Partimos da problematização do conceito de multiprofissionalidade orientados pelo princípio da Integralidade do Sistema Único de Saúde e, também, pela Política Nacional de Humanização. Por meio da integralidade, problematizamos a racionalidade médica e a fragmentação dos saberes/fazeres. Por meio da humanização problematizamos a noção de cuidado que vivenciamos em nosso cotidiano na Residência. Propomos pensar a visita como encontros marcados por dialogias, aproximando os diferentes atores/atrizes envolvidos/as e rompendo com uma lógica de distanciamento entre eles/elas na produção dos cuidados na saúde.

Biografia do Autor

Fellipe Alves Rocha da Cruz, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Psicólogo (CRP 15/4646), mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGP - UFAL). Foi residente no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da UFAL, no qual atuou em setores da rede pública de saúde, tais como: Clínicas Cirúrgica e Médica do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), Unidade de Saúde da Família Graciliano Ramos, Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do HUPAA/UFAL e Unidade de Doenças Infecto-parasitárias (UDIP/HD) do HUPAA/UFAL. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET, auxiliando no planejamento e execução de atividades com base na tríade ensino, pesquisa e extensão, articuladas à graduação, com foco nas Políticas Públicas. Participou enquanto colaborador da pesquisa A Psicologia na Perspectiva da Prevenção e Controle Social dos Desastres no Campo das Políticas Públicas; foi monitor da disciplina de Psicologia dos Processos Grupais II; e membro do Grupo de Pesquisa Psicologia Discursiva, da UFAL, tendo como linha de pesquisa: Psicologia discursiva e processos sócio-culturais. Realizou estágio específico na atenção básica à saúde, na Unidade de Saúde da Família Graciliano Ramos, em Maceió; e estágio extracurricular no Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), também em Maceió.

Jefferson de Souza Bernardes, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com Doutorado-Sanduíche em Psicologia Social - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (2003). Realizou seu Pós -Doutorado na UAB em 2017. Atualmente é Professor Associado III pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Diretor do Instituto de Psicologia. Professor da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas, professor do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, psicologia social, formação em psicologia, saúde, educação e práticas discursivas. Participante do Grupo de Trabalho Cotidiano e Práticas Sociais, coordenado pela Profª Drª Mary Jane Spink - ANPEPP. Um dos líderes do Grupo de Pesquisa PROSA na Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Práticas Discursivas e Produção de Sentidos (PUCSP). Participou do XVI Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Foi representante do CFP no Comitê Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde de 2015-2016. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) na gestão 2008/2009.

Downloads

Publicado

02/09/2019

Como Citar

da Cruz, F. A. R., & Bernardes, J. de S. (2019). Visita Multiprofissional de Saúde: Um Breve Ensaio. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 4(2), 1163–1178. https://doi.org/10.28998/rpss.v4i2.8040

Edição

Seção

ENSAIO