COMPREENDENDO A INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: RESULTADOS PARCIAIS

Auteurs-es

  • Norma Candida dos Santos Amorim Ifal campus Satuba
  • Manuela dos Santos Silva
  • Iverton da Silva Tavares
  • Fabiano Barbosa dos Santos
  • Valdemir Lino Chaves Filho

DOI :

https://doi.org/10.28998/optie.v3i1.16745

Mots-clés :

pegada de carbono; gases de efeito estufa; inventário de carbono.

Résumé

Atualmente, as questões ambientais são um dos temas estratégicos e está inserido nas mais variadas áreas. Nas instituições que trabalham com educação, a Agenda 21 Global orienta a inserção de temas voltados para o desenvolvimento sustentável no ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo a execução da primeira etapa da avaliação de como vem sendo abordada as temáticas voltadas para sustentabilidade ambiental, com foco no cálculo da pegada de carbono, na quantificação de gases de efeito estufa e no desenvolvimento de inventário de carbono, por instituições de ensino. Nesta etapa, foi realizada análise bibliométrica (coleta, seleção e análise de dados). Os resultados demonstraram a relevância dos termos sustentabilidade ambiental/sustentabilidade e pegada de carbono, assim como o Brasil dentre os países que mais publicaram e tiveram trabalhos citados sobre o tema. Conclui-se que a análise bibliométrica realizada neste trabalho permitiu a identificação, quantificação, progresso científico, similaridade e forças de associação dos temas voltados para sustentabilidade ambiental em instituições de ensino, possibilitando a execução das etapas posteriores.

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Publié-e

2024-09-11

Comment citer

dos Santos Amorim, N. C., dos Santos Silva, M. ., da Silva Tavares, I. ., Barbosa dos Santos, F. ., & Lino Chaves Filho, V. . (2024). COMPREENDENDO A INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: RESULTADOS PARCIAIS. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 3(1). https://doi.org/10.28998/optie.v3i1.16745