Nutrição e Matrizes: Uma Proposta de Ensino por meio da Modelagem Matemática

Autores

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino da Matemática, Matrizes, Produto de matrizes, Pesquisa Baseada em Design

Resumo

O seguinte artigo reflete sobre a Modelagem Matemática como caminho possível para abordar processos matemáticos com o uso das tecnologias digitais. O objetivo é desenvolver uma micro-aula com influências da Modelagem Matemática para o planejamento do professor contemporâneo em tempos de pandemia. A partir da “micro-aula” realizada, denominada “Modelagem Matemática: Nutrição e Matrizes”, apresentamos os desafios do distanciamento social, que levou escolas, centros educacionais e Universidades a desenvolver o uso de modelos educativos mediados pelas tecnologias. Para isso utilizamos a metodologia de Pesquisa Baseada em Design (PBD) que apresenta quatro etapas fundamentais de ação, como: a) descrição do problema educativo; b) descrição do desenvolvimento do artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora; c) descrição da intervenção pedagógica; e, d) descrição de princípios de design. Desta forma, a influência da concepção de Modelagem Matemática desenvolvida por Barbosa (2001) nos permitiu gerar um ambiente favorável, para pensar por meio do uso do produto de matrizes a nutrição e explorar diferentes alimentos e contextos locais. Concluímos que a proposta da realização de uma micro-aula de Modelagem Matemática é necessária para refletir nossos espaços locais, porém, exige de tempo além de enfrentarmos algumas dificuldades próprias do ensino remoto, como o acesso às tecnologias digitais, o acesso à internet e a comunicação. Finalmente, consideramos que a estratégia nos permitiu trazer novidades ao ambiente educacional, pois despertou o interesse dos estudantes ao interagir e se comunicar entre eles, a partir do cotidiano e das tecnologias, permitindo fazer acontecer o pensar matemático.

Biografia do Autor

Uriel José Castellanos Aguirre, Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Educação, e Licenciatura em Matemática. Professor Substituto IFBA/SSA. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Matemática, Estatística e Educação (NEMEE/IFBA) e colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA). http://lattes.cnpq.br/6479213510946258. https://orcid.org/0000-0002-7811-5874. E-mail: urielcastellanos@gmail.com.

Gustavo Gomes Melo, Instituto Federal da Bahia

Graduando da Licenciatura em Matemática (IFBA). Estudante do Núcleo de Estudos em Matemática, Estatística e Educação (NEMEE/IFBA). http://lattes.cnpq.br/3148279445168617. https://orcid.org/0000-0002-4589-3071. E-mail: gustav.gomes.m@gmail.com.

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Publicado

29/11/2022

Como Citar

Castellanos Aguirre, U. J., & Gomes Melo, G. (2022). Nutrição e Matrizes: Uma Proposta de Ensino por meio da Modelagem Matemática. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202203. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14437