Mapeamento das Pesquisas sobre Sala de Aula Invertida Envolvendo Conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Sala de aula invertida, Ambiente virtual de aprendizagem, Metodologias ativas

Resumo

A metodologia sala de aula invertida no Brasil vem ganhando força nos últimos cinco anos (2017 - 2021), haja vista pela quantidade de trabalhos de dissertação e teses em diferentes programas de pós-graduação. Nesse sentido, buscou analisar e catalogar as dissertações de mestrado e teses de doutorado publicadas sobre a utilização da metodologia sala de aula invertida no contexto do ensino fundamental produzidas no Brasil, produzindo assim um levantamento bibliográfico. Para construir esse trabalho, concentram-se os esforços em produções que estavam online no banco da CAPES, fazendo um mapeamento de 14 dissertações. Os resultados dessas pesquisas apontaram que os dois ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados foram o Google Classroom ou Google Sala de Aula e a plataforma Khan Academy. O aplicativo mais utilizado foi o WhatsApp. Ao utilizar a metodologia sala de aula invertida os professores estão proporcionando aos estudantes a utilização das ferramentas das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para que os mesmos possam desenvolver as suas próprias trilhas de autonomia no processo de aprendizagem, pois a metodologia sala de aula invertida pode despertar nos discentes o interesse de construírem a sua própria trilha do seu conhecimento.

 

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Publicado

2022-12-03

Como Citar

Carvalho de Menezes, D., Medeiros de Carvalho, A., & José de Souza Junior, A. . (2022). Mapeamento das Pesquisas sobre Sala de Aula Invertida Envolvendo Conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202204. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14440