O ensino da multiplicação a partir de uma história virtual

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, História Virtual, Multiplicação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem por meio de uma História Virtual que compreendesse o movimento lógico-histórico do conceito. A atividade foi desenvolvida em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola da rede pública da cidade de São Carlos (SP) em meados de 2021. As atividades foram pensadas a partir da leitura da pesquisa de Galdino (2016), onde a pesquisadora elaborou uma História Virtual, tendo como enredo o conto “Dona Baratinha” (MACHADO, 2004). Utilizamos a mesma história para realizar as atividades com os alunos e analisar como resolveriam tal situação, uma vez que a pesquisadora havia apresentado a História Virtual para o Grupo de Pesquisa. Percebemos que esta atividade possibilitou que os alunos do 5º ano não só construíssem o conceito de multiplicação, mas como também fizessem a generalização

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Publicado

13/12/2022

Como Citar

Guillen, J., & de Sousa, M. do C. (2022). O ensino da multiplicação a partir de uma história virtual. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202206. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14581