Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino de Matemática. Gamificação. Inventividade.

Resumo

Este artigo tem origem em uma prática pedagógica inventiva realizada durante a pesquisa “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável”, desenvolvido no contexto do Grupo Internacional de Pesquisa Educação Digital - GPedU Unisinos/CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. O artigo propõe discutir o processo de ensino e de aprendizagem de matemática com base no pensamento teórico contemporâneo, apresentando reflexões sobre a experiência OnLIFE vivenciada enquanto professor-pesquisador-cartógrafo, objetivando-se a apresentar uma alternativa pedagógica viável. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, e se apropria  do método cartográfico de pesquisa intervenção para a produção e a análise dos dados. Compreende-se que em uma sociedade cada vez mais próxima de se tornar onlife é necessário inventar práticas pedagógicas que emergem na/pela cultura digital.

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Publicado

2022-11-29

Como Citar

Paladini, J., & Schlemmer, E. (2022). Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 1(1), e202202. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14604