Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista Economia Política do Desenvolvimento é uma revista eletrônica de acesso aberto editada pelo Programa de Mestrado em Economia Aplicada, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Publica artigos acadêmico-científicos inéditos em português, espanhol e inglês na área das ciências sociais aplicadas que tenham afinidade com desenvolvimento econômico.

A revista está incluída no sistema Qualis, área de economia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com periodicidade semestral. 

Histórico

A Revista Economia Política do Desenvolvimento (REPD) iniciou sua publicação em 2008, como periódico da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada. O primeiro conceito Capes/Qualis  “C”, obtido no ano de 2009, foi seguido, em 2011, por uma rápida evolução para o conceito B5, que se mantém até hoje. Está indexada no Google Académico. No ano 2021, o portal de revista da UFAL migrou para o sistema OJS (versão 4) para dar uma melhor organização e visibilidade diante da comunidade acadêmica.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos enviados à Revista Economia Política do Desenvolvimento serão avaliados pelo Comitê Editorial, verificando-se se o trabalho segue as diretrizes da revista e se enquadra em seu escopo. Em um segundo momento de fase de avaliação inicial, os editores também checarão se os autores seguiram as normas de ética e de boa conduta, de modo a evitar plágio ou autoplágio. Em seguida, os manuscritos serão submetidos à apreciação dos pareceristas ou de especialistas com produção relevante na área tematizada pelos manuscritos. Os textos poderão ser aprovados, aprovados com recomendações ou rejeitados.

 

Periodicidade

A Revista Economia Política do Desenvolvimento, a partir de 2021, publica em fluxo contínuo, com fechamento semestral das edições nos dias 01 de janeiro e 01 de julho.

Estrato Qualis-Capes (2013-2016)

B5  (Economia)

Principais Indexadores

Google Acadêmico

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

Revista Economia Política do Desenvolvimento adota princípios éticos de publicação em todo o processo de publicação no que diz respeito à conduta moral e ética. Não serão aceitos comportamentos antiéticos, tampouco plágio em qualquer circunstância.

Taxas para submissão e publicação de textos

Revista Economia Política do Desenvolvimento não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.